Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Senado dos Liurais quer trabalhar com herdeiros da coroa portuguesa para "unidade" entre os dois povos

abaixo
Descendentes dos reis de Timor querem trabalhar com os herdeiros da coroa portuguesa para "a unidade" entre os povos dos dois países, disse Manuel Tilman, da organização do Senado dos Liurais, que reuniu em Díli. "Se Timor-Leste é hoje independente é por ter estado ligado a Portugal e nós, os descendentes dos reis de Timor, numa mensagem aos descendentes dos reis de Portugal, dizemos que estamos muito agradecidos e queremos trabalhar em conjunto, para a unidade e a amizade eterna entre os povos de Portugal e de Timor-Leste", afirmou Manuel Tilman.

S.A.R. O Senhor Dom Afonso de Bragança foi declarado Liurai Timorense pelo Senado dos Liurais, numa cerimonia muito significativa, na presença de todos os Liurais mais importantes.
Mais de uma década depois da sua criação (em 1999), em Macau, o Senado dos Liurais, órgão que reúne descendentes dos titulares dos vários reinos de Timor reuniu hoje, pela primeira vez, em Díli.
"É a primeira reunião do Senado dos Liurais, criado na época da resistência, em Macau, que teve o apoio e a bênção do Duque de Bragança (o pretendente ao trono português), que sempre nos apoiou e acompanhou ao longo de todo o tempo", explicou à Lusa Manuel Tilman, da organização.
D. Duarte Pio presidiu, em 1987, à campanha nacional de apoio a Timor-Leste, iniciativa que deu destaque à causa timorense, unindo personalidades tão diversas como Maria Cavaco Silva, Isaltino Morais e João Soares, ou estruturas como a CGTP-Intersindical e a UGT.
Através da Fundação Dom Manuel II, a que preside, enviou também ajudas para Timor durante vários anos.
"Para todos os descendentes dos liurais que estão hoje aqui, existe sempre uma ligação profunda com Portugal, através de um pacto de sangue", disse Manuel Tilman, sublinhando que "Portugal não conquistou Timor, aliou-se a Timor, através de um tratado de vassalagem".
Segundo aquele representante dos liurais, o Senado que hoje reuniu pela primeira vez, visa "a estabilidade e a paz do povo de Timor e não pretende conquistar o poder político em Timor"
"O filhos dos liurais hoje em dia são ministros, deputados, juízes, procuradores, e constituem a liderança timorense. Mas o Senado dos Liurais vai ser a base da identidade do povo de Timor, a base da solidariedade, da existência de Timor-Leste, como povo livre de uma nação independente", concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário