Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

Mostrar mensagens com a etiqueta Dadores de Sangue. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dadores de Sangue. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Por proposta do PPM, Câmara irá atribuir lugares de estacionamento gratuitos a dadores de sangue


Por proposta de Manuel Beninger, do PPM, a Assembleia Municipal de Braga, recomenda à Câmara a atribuição de lugares de estacionamento gratuitos a dadores de sangue junto ao Museu D. Diogo de Sousa. A recomendação foi aprovada por todas as bancadas - apesar das críticas à política de estacionamento da Câmara - , o que levou o presidente da Assembleia, António Braga, a considerar que o eleito monárquico foi aquele que conseguiu aprovar, neste mandato autárquico, mais propostas por unanimidade.

Estacionamento gratuito para dadores de sangue


"Diário do Minho" de 7 de Julho, pág. 5
A Assembleia Municipal de Braga aprovou, por unanimidade, uma proposta de recomendação para que a Câmara Municipal diligencie todos os esforços para que sejam atribuídos lugares de estacionamento gratuitos aos dadores de sangue, junto ao Museu D. Diogo de Sousa, dado que actualmente as dádivas de sangue são feitas no edifício dos Bombeiros Voluntários, como em tempos acontecia junto ao Palácio do Raio.
A proposta de recomendação foi apresentada pelo deputado do PPM Manuel Beninger, lembrando que, presentemente, o estacionamento naquela zona é cobrado e fiscalizado por uma empresa privada. «Os dadores de sangue, encontram-se, por isso, empacotados neste descompasso entre o seu generoso ato e a sensibilidade exclusivamente economicista da Câmara, que antes quer os negócios nos estacionamentos do que o bem social, restando aos dadores pagar para doar», critica, enquanto espera que, com esta recomendação, a Câmara facilite a vida aos dadores de sangue.

terça-feira, 9 de julho de 2013

RECOMENDAÇÃO: Estacionamento para Dadores de Sangue



RECOMENDAÇÃO
Dadores de Sangue

O sangue é necessário todos os dias para assistir aos doentes, quer em tratamento directo quer em aplicações cirúrgicas. Como tal, o sangue que existente depende diariamente de todos que os que decidem doar o seu sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.
O dador de sangue é o indivíduo que doa benevolamente, de forma voluntária e regular, parte do seu sangue. A doação de sangue é considerada um ato cívico, um gesto nobre e altruísta e uma dádiva à comunidade, cuja grandeza não é mensurável.
Durante décadas os dadores de sangue doavam em Braga no Palácio do Raio, onde tinham parqueamento gratuito, devidamente identificado, para os seus automóveis, podendo assim, contribuir no seu ato cívico sem o ónus de taxas de estacionamento. Nos últimos tempos as dádivas de sangue passaram a ser feitas no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Braga, onde não existia parqueamento próprio para dadores de sangue. No entanto era entregue aos dadores um dístico identificativo do Instituto Português de Sangue para o estacionamento. A fiscalização era feita pela Policia Municipal que tinha sensibilidade suficiente para não autuar os carros dos dadores benévolos de sangue.
Hoje, fruto da ganância obsessiva e compulsiva dos negócios da Câmara que pouco beneficia os munícipes bracarenses, o estacionamento é cobrado e fiscalizado por uma empresa privada em todo o canto e recanto da nossa Bracara Augusta.
Os dadores de sangue encontram-se, por isso, empacotados neste descompasso entre o seu generoso acto de doar e a sensibilidade exclusivamente economicista da câmara, que prefere os negócios nos estacionamentos do que o bem social, restando aos dadores de sangue bracarenses pagar para doar. É preciso ter lata.
Se bem que o acto da doação de sangue seja um gesto nobre, altruísta e não mensurável que a todos diz respeito, entendemos que compete ao poder local promover e incentivar a sua prática criando situações facilitadoras.

Assim, o PPM propõe à Assembleia Municipal de Braga se aprove a seguinte recomendação:
Que a Câmara Municipal de Braga diligencie todos os esforços para que sejam atribuídos lugares de estacionamento gratuitos a dadores de sangue junto ao Museu D. Diogo de Sousa, local onde actualmente é feita a recolha de sangue, como em tempos o foi junto ao Palácio do Raio.

Manuel Beninger
Grupo Municipal do P.P.M. na Assembleia Municipal de Braga
[Recomendação APROVADA por unanimidade]

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Comunicado: ISENÇÃO TAXAS MODERADORAS

Comunicado

ISENÇÃO TAXAS MODERADORAS

Veio recentemente a público a notícia do presidente da Associação de Dadores de Sangue de Viana do Castelo que afirmou a suspensão, naquele distrito, das colheitas previstas para os próximos 15 dias, devido ao Governo português ter acabado com a isenção das taxas moderadoras no sistema de saúde público para os dadores de sangue, recorde-se, medida essa imposta pela troika.
O PPM, em consonância com o protesto a nível nacional, sobre isenção de taxas moderadoras aos dadores de sangue, inseridas no Decreto-Lei 113/2011, reclama a reposição integral da isenção a que os dadores tinham direito.
São os dadores de sangue e suas Associações/Grupos, que alimentam o Serviço Nacional de Saúde e clínicas privadas, com sangue doado voluntariamente, através das suas acções de mobilização e trabalho no terreno, mantendo assim todo o serviço hospitalar com sangue para o seu funcionamento.
São os dadores de sangue que, com a sua doação, dão ao Estado um grande contributo financeiro, nesta situação, a isenção das taxas moderadoras no seu todo, não é um pagamento aos dadores, mas sim um incentivo para que cada vez mais dadores entrem no circuito da dádiva de sangue.
Deveria o Ministério da Saúde proceder à abolição da alínea e) do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 113/2011, e proceder à reposição integral do Despacho n.º 6961/4004, no referente a taxas moderadoras.
No entanto, o PPM não concorda nem apoia tal bizantina posição do presidente da Associação de sangue de Viana do Castelo pois isso é contrária ao sentir de um dador.
Apelamos a todos os dadores que continuem a dar sangue. Isto, porque só assim se pode atingir um bom funcionamento hospitalar no que toca a tratar da saúde dos doentes e são eles que menos culpa tem em tudo isto.

Comissão Política Nacional do PPM
Manuel Beninger
Vice-presidente do PPM