Braga, 28 out (Lusa) – Os municípios de Braga e do Rio de Janeiro, Brasil, estão a preparar um acordo de geminação visando o incremento das relações no domínio turístico, de intercâmbio universitário e de troca de experiências de gestão, disse fonte autárquica.
O deputado municipal Manuel Beninger, do Partido Popular Monárquico, adiantou hoje à Lusa que a iniciativa surgiu após a visita a Braga, quarta feira, do vereador da cidade brasileira Paulo Pinheiro “com o objetivo de alcançar um acordo de geminação entre a cidade do Rio de Janeiro e a de Braga, para incentivar, aproximar e integrar essas duas cidades”.
O autarca do Rio foi recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara de Braga, o socialista Mesquita Machado, com quem analisou a possibilidade de geminação, que vai agora ser estudada pelos dois municípios.
De acordo com Manuel Beninger, “podem ser realizados acordos de reciprocidade, beneficiando estudantes, artistas e cientistas, possibilitando-lhes estudos e frequência em organismos oficiais, ou não, das respetivas áreas de atuação, nas duas cidades”.
Além disso, - frisou – "poderão registar-se entendimentos na esfera administrativa, através da troca de experiências e informações úteis à administração pública municipal, como também, a possibilidade de se estabelecer um Acordo de Cooperação para a geração de projetos e ações conjuntas”.
No encontro entre os dois autarcas, em que participou o deputado municipal monárquico, o promotor da geminação, foram focadas, também, "áreas como o trabalho de restauração, a questão ambiental, as novas tecnologias, para além de outras que sejam consideradas estratégicas pelas duas cidades”.