Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

domingo, 31 de outubro de 2010

Geminação com o Rio de Janeiro até ao Natal


"Visita ocorreu por iniciativa do deputado municipal de Braga, Manuel Beninger, do PPM", J.N. de 31.10.2010, pág. 16

Braga: Será a sétima geminação e a segunda com uma cidade brasileira

Jornal de Notícias (Pedro Vila Chã) – Às cidades de Clermont-Ferrand e Puteaux (França), Santo André (Brasil), S. Nicolau (Cabo Verde), Bissorã (Guiné-Bissau) e Astorga (Espanha), Braga deverá somar na lista de geminações o nome do Rio de Janeiro.O processo deverá estar concluído até ao Natal.
Os contactos foram aprofundados esta semana, após visita de Paulo Pinheiro, vereador da cidade do Rio de Janeiro que reuniu com Mesquita Machado, por mediação do deputado Municipal Manuel Beninger, do Partido Popular Monárquico.
Segundo fonte ligada ao processo, a visita teve como principal objectivo "um acordo de geminação entre Braga e o Rio de Janeiro, no intuito de aproximar e integrar ambas as populações através de acordos de cooperação entre instituições públicas e privadas". Nesta cooperação terá particular atenção o ensino, o turismo, o comércio e o desenvolvimento social.
Ainda segundo a mesma fonte, o presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado, terá dado aval à iniciativa e o Projecto de Lei apresentado ao Legislativo Carioca deve ser aprovado antes do Natal, prevendo-se a deslocação do autarca minhoto ao Rio de Janeiro, para a cerimónia e assinatura do acordo.
"Haverá inegáveis progressos de entendimento na esfera administrativa, através da troca de experiências e informações úteis à Administração Pública Municipal, como também, a possibilidade de estabelecer Acordo de Cooperação, diante das realidades e perfis económicos considerados complementares entre as duas cidades, com grande potencial para a geração de projectos e acções conjuntas de interesses recíprocos", afirmou o vereador carioca Paulo Pinheiro.
A visita do autarca do brasileiro findou em Celorico de Basto, sendo a comitiva recebida pelo Presidente Celoriense Joaquim Mota e Silva, com o qual estabeleceram o compromisso de incentivar a criação da casa de Celorico na "Cidade Maravilhosa".