Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Próximo sábado, 15 de Outubro, S.A.R., o Senhor Dom Duarte visita Oliveira S. Pedro

Jornal “Correio do Minho” de 10 de Outubro, pág. 8


D. Duarte Pio visita Oliveira S. Pedro

D. Duarte Pio, o Duque de Bragança, visita no próximo dia 15, a Freguesia de Oliveira S. Pedro, anunciou o presidente da Junta Augusto Carvalho.

Com início às 10 horas, a visita engloba, para além da habitual cerimónia de recepção, a visita aos marcos da Casa de Bragança existentes, a inauguração da primeira réplica dos marcos a colocar nos locais onde desapareceram e uma visita ao Penedo das Letras, local onde existe um registo, gravado numa rocha, da passagem do rei D. Miguel.

De acordo com o programa que acaba de ser divulgado por Manuel Carvalho, a recepção e boas-vindas a D. Duarte Pio será feita na sede da Junta de Freguesia, com a presença de representantes de autarquias vizinhas e do pároco local, participando ainda a Banda Marcial de Arnoso.

Para as 11,15 horas está programada a visita a marcos existentes na freguesia com símbolos da Casa de Bragança e a inauguração da primeira réplica. Trata-se de «marcos que testemunham as delimitações de senhoria da Casa de Bragança». «Em alto-relevo, numa das faces, está gravado na pedra de granito, bem visível, um escudo com cinco quinas e em baixo pode verificar-se a letra B (Bragança)».

Meia hora depois dá-se início à subida ao Penedo das Letras, com a colocação de uma placa comemorativa. Este é «um penedo pontiagudo que se eleva sobre os outros de dimensões formidáveis» e onde se lê, «com caracteres elegantes, que já foram dourados», uma inscrição que diz «no dia 6 de Dezembro de 1832 veio a este sítio e subiu a estas pedras Sua Majestade o Senhor Miguel I».

Esta jornada de «reabilitação histórica» em Oliveira S. Pedro seguirá com um almoço no espaço de convívio da Paróquia, terminando com um percurso a pé, a partir das 15,30 horas, com visita à Capela de S. Bento.

«Este será um importante momento no âmbito da reabilitação histórica da freguesia de Oliveira S. Pedro, uma freguesia que tem um vasto e incalculável valor histórico e patrimonial que urge continuar a preservar, a reabilitar e inclusivamente dar a conhecer», disse a propósito o presidente da Junta de Freguesia, Augusto Carvalho.