Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

S.A.R., O senhor Dom Duarte na cerimónia de consagração de Confrades, guardas e cavaleiros da Real Confraria do Santo Condestável

Teve lugar no passado dia 5 de Novembro, na Real e Insigne Sé da Colegiada e no Castelo de Ourém, a cerimónia de consagração de Confrades, Guardas e Cavaleiros da Real Confraria do Santo Condestável que constitui um Laicado Carmelitano. As celebrações da Festa de São Frei Nuno de Santa Maria contaram com a presença de SAR D. Duarte Pio, Duque de Bragança e Conde de Ourém, que presidiu às cerimónias. Na ocasião, foi celebrada missa por D. Manuel António dos Santos, Bispo de S. Tomé e Príncipe e Protector da Real Confraria e Reais Irmandades, tendo decorrido a cerimónia de investidura de Irmãos Confrades, Alcaides e Condestáveis.

As cerimónias incluíram uma visita aos monumentos ligados a S. Nuno e à Botica, a realização da Assembleia de Confrades e o apadrinhamento de obras sociais.

No dia 30 de Outubro, foi celebrada missa em língua inglesa, pelo Capelão Padre Mariani, na Capela Latina, “Domus Pacis”, em Fátima, como Memorial de Homenagem a assinalar o 10º Aniversário Falecimento de John Mathias Haffert.

As imagens que publicamos registam vários aspectos das cerimónias que decorreram em Ourém, durante a visita à Botica dos Castelos, à celebração da missa e ao jantar realizado, eventos que contaram com a participação da Federação das Reais Irmandades de São Miguel e da Real Guarda de Honra.

De referir que, de acordo com documentos históricos, D. Nuno Álvares Pereira faleceu em 1 de Abril de 1431, com 71 anos de idade, apesar da sua festa litúrgica se realizar a 1 de Novembro em virtude dos frades carmelitas lhe terem consagrado esse dia.

Fonte: Auren