Amanhã, dia 12 de Novembro às 16.00h, Amândio Quinto lança mais um livro, intitulado “Os Saloios – Ser Saloio sem ser saloio”. Este lançamento terá lugar na Casa da Cultura da Malveira, tratando-se de um evento com o apoio da Liga dos Amigos da Malveira e do Clube Hiperactivo.
Um pouco de Amândio Quinto...
Em 1928, na Vila da Malveira, nasceu Amândio Quinto que iniciou a sua actividade comercial em Dezembro de 1951, num dos estabelecimentos comerciais cedidos por seu pai.
Foi lá que desenvolveu a actividade do comércio de armas, munições e material para a prática do tiro desportivo e caça.
Coordenou e executou a montagem de cerca de 162 Campos de Tiro em Portugal e foi fundador da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Malveira, com apenas 15 anos de idade.
Colaborou nos jornais «Diário de Notícias», «O Século», «Diário Ilustrado», jornal «Caça e Pesca», jornal Monárquico «O Debate» e os periódicos regionais «O Jovem», «O Carrilhão» e várias revistas e no ramo das artes e espectáculos foi amador e escritor teatral.
Foi agraciado com a Cruz de Mérito com placa da Causa Monárquica e é cavaleiro honorário da Ordem de S. Miguel da Ala, fundada por D. Afonso Henriques, em 1171. É também Cavaleiro da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, possuindo a respectiva Medalha de Mérito.
No campo político foi fundador do Partido Popular Monárquico (PPM) e co-autor da Aliança Democrática (AD), tendo sido três vezes candidato à Assembleia da República pelo PPM.
Editou várias publicações literárias e foi colaborador do Boletim Cultural da Câmara Municipal de Mafra.
E desde a sua adolescência sempre defendeu a trilogia: Deus, Pátria e Rei.
Sem dúvida, um dos grandes homens do nosso concelho.
Fonte: Mafra Hoje