Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Uma avenida e uma praça para D. Pedro IV


Esta terça-feira de manhã, foram apreciadas duas propostas de toponímia relativas a D. Pedro IV, protagonista das lutas liberais, que doou o seu coração à cidade, estando a relíquia guardada na igreja da Lapa.
O PS propôs que o Largo da Lapa honrasse o monarca, e que tal fosse ainda pretexto para uma requalificação urbanística do espaço e para a criação de um espaço museológico no quartel da Praça da República, destinado à evocação daquela época histórica.
A ideia é criar um pequeno parque, confinante com a linha das tílias lá existentes, e desviando a circulação automóvel para o exterior desse limite arbóreo. "Aquele lugar não passa de um espaço por onde transitam carros, não tem grande dignidade, é um espaço de estacionamento", afirmou a vereadora socialista Manuela Vieira.
O arquitecto Manuel Correia Fernandes, vereador do PS, fez até um esboço para o projeto. A proposta foi aprovada por unanimidade e deverá ser levado a cabo em breve um concurso de ideias, para ser depois avaliada a exequibilidade do projeto, referiu a vereadora. Foi também aprovada, com os votos da maioria CDS-PP/PSD a proposta de Rui Rio para que fosse mudado o nome da inexistente Via Nun"Alvares para Avenida D. Pedro IV.
O nome do Santo Condestável passaria a designar o troço da VCI que atravessa a cidade do Porto, a A20. A Via Nun'Álvares está projectada há cerca de 70 anos nos documentos urbanísticos do concelho, para ligar a Praça do Império à Avenida da Boavista, mas nunca foi construída. O presidente da Câmara informou os vereadores de que o projeto "está perto do fim", contou Manuela Vieira.
A atribuição do nome de D. Pedro IV à toponímia tem ocupado boa parte das reuniões do Executivo, chegando a concorrer no tempo a ele dedicado com outras questões, como a do futuro do bairro do Aleixo. "Acho que se perde muito tempo a falar de toponímia", declarou o vereador da CDU, Pedro Carvalho, à saída da reunião privada do Executivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário