Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Foral Manuelino de Figueiró dos Vinhos de 1514 encontrado nos Açores


Julgava-se perdido, mas acaba de ser reencontrado, nos Açores, um exemplar original, em pergaminho, do Foral Manuelino de Figueiró dos Vinhos, datado de 1514.
A pista da sua existência recolheu-se numa obra, editada em 2010, de José Manuel Garcia, dedicada aos forais manuelinos da coleção do Banco de Portugal, onde constatou a existência do foral manuelino de Figueiró dos Vinhos, no Arquivo Distrital de Ponta Delgada, concretamente no Fundo Ernesto do Canto.
Ernesto do Canto foi um insigne açoriano, micaelense, falecido em 1900, tendo deixado a sua excecional biblioteca pessoal à cidade de Ponta Delgada. O códice quinhentista com o Foral de Figueiró dos Vinhos integrava o recheio da biblioteca do ilustre bibliófilo.
Após contacto com a respetiva instituição, confirmou-se a existência de um exemplar manuscrito do foral, do qual apenas se conhecia uma versão reduzida, existente na Torre do Tombo.
Trata-se de um volume encadernado em couro, com ferragens de cobre (brasão régio e esferas armilares) nas capas, escrito em pergaminho e ligeiramente truncado, apresentando nas folhas de guarda fragmentos de um códice em latim. Este manuscrito, apesar de ser uma versão mais completa, encontra-se prejudicado pela falta de algumas folhas, entre elas a da portada, onde se veria a iluminura alusiva ao rei D. Manuel, e a do fólio de encerramento do foral, onde constava a data e as assinaturas autógrafas do monarca e dos oficiais da chancelaria responsáveis pela emissão do foral.
De cada foral manuelino eram feitos três exemplares: um ficava guardado na Torre do Tombo, de forma sumária ou extensa; outro que era enviado ao concelho, de forma de códice em pergaminho e encadernação adequada e, um terceiro, de forma idêntica que ficava na posse do senhor desse lugar.
Trata-se de um valioso códice, manuelino, que constitui uma peça fundamental da história do município de Figueiró dos Vinhos.
No mês de novembro, irá ser apresentado o Foral em Figueiró dos Vinhos, por Miguel Portela, estando o mesmo a ser objeto de estudo aprofundado de modo a poder ser publicado em fac-símile para assinalar os seus 500 anos em 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário