Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Autarcas monárquicos oficializam a Associação esta semana - in Jornal "Terras do Ave"

Autarcas monárquicos reunidos em Vila do Conde procuram afirmação partidária

Os autarcas monárquicos estiveram reunidos no passado sábado no concelho de Vila do Conde, onde realizaram uma visita pedonal pelo centro histórico da cidade, Mosteiro de Santa Clara e Zona Ribeirinha. Foi anunciado que durante esta semana será oficializada a Associação de Autarcas de Inspiração Monárquica, com o primeiro congresso a realizar-se em Setembro.

A eleição do primeiro autarca popular monárquico no concelho de Vila do Conde, José Gesteira, como deputado municipal nas últimas autárquicas é o ponto de partida para a afirmação que o partido pretende conquistar a nível concelhio, refere Manuel Beninger, presidente da Associação dos Autarcas Monárquicos.
Nas jornadas autárquicas em Vila do Conde, a AAMO – Associação dos Autarcas Monárquicos reflectiu sobre “a falta de uma política de gestão harmoniosa do território neste concelho por parte da maioria socialista”.
Manuel Beninger começou por realçar “a excelente cooperação que tem existido com o partido que liderou a coligação eleitoral ‘Acreditar em Vila do Conde’ – o PSD – a qual se revelou decisiva para a eleição do nosso autarca. Ainda sobre este aspecto, é justo deixar uma palavra especial ao Miguel Paiva, candidato à Presidência da Câmara, que, mau grado não ter vencido a eleição, alcançou um excelente e promissor resultado”.
Para Manuel Beninger, “falta uma política amiga dos cidadãos que residem na zona histórica. Para além de se lhes fazerem exigências desadequadas nos processos de reabilitação de imóveis, a Câmara Municipal nunca teve a sensibilidade de criar uma discriminação positiva em termos de IMI. O resultado é o que vemos, com um elevadíssimo número de imóveis devolutos e degradados”.
Na zona das Caxinas e Poça da Barcas, uma das mais densamente povoadas do concelho, o monárquico aponta a falta de uma política “de equipamentos consistente e que responda às necessidades da população. Veja-se o caso do pavilhão e das piscinas, prometidas há mais de 15 anos e sem qualquer perspectiva de concretização, ou a falta de um lar para idosos, apenas para falar de investimentos essenciais para a juventude e para a população sénior.”
“Nas freguesias da zona costeira faltou, desde sempre, uma estratégia de valorização urbanística que permitisse que as nossas freguesias litorais se transformassem em zonas balneares de elevada qualidade e capazes de captar turistas que tragam dinâmica económica e riqueza. Nunca existiu essa visão e o resultado é um desordenamento que, inclusive, tem contribuído para a erosão costeira de forma grave”, adverte o líder da Associação dos Autarcas Monárquicos.
“Infelizmente, esta agenda do território faz falta à política vila-condense e está nos propósitos dos autarcas monárquicos, em conjunto com o nosso parceiro de co-ligação, com que qual queremos continuar a trabalhar de forma leal e empenhada, lutar por ela.
Nós não nos conformamos com o concelho a duas velocidades que o poder socialista tem promovido, empenhando todos os recursos na cidade e esquecendo deliberadamente as freguesias, as suas populações e as suas instituições”, concluiu Manuel Beninger.

ASSOCIAÇÃO OFICIALIZADA ESTA SEMANA
Um conjunto de autarcas de inspiração monárquica, multi-partidário, será oficializado esta semana, e terá o seu primeiro congresso em Setembro.
Estas são as principais conclusões das últimas jornadas realizadas em Vila do Conde, culminando um trabalho nos últimos meses de uma comissão que reúne autarcas independentes, do PPM, do CDS, PSD e tendo simpatizantes muitos outros autarcas no norte e centro do país. “Pretendemos ter implementação nacional”, refere Manuel Beninger, um dos coordenadores do grupo responsável pela organização do congresso. “Para além dos princípios básicos da questão do regime, esta estrutura irá proporcionar formação aos seus quadros e pretende criar laços entre municípios e projectos comuns em áreas como a história, tradições, empreendedorismo, cultura e turismo, áreas fundamentais para os municípios. Queremos criar uma rede de autarcas que possam defender as suas populações com soluções novas e criativas para os problemas que todos enfrentamos”, refere o autarca, elemento da Assembleia Municipal de Braga, finalizando que “todos serão bem-vindos”.
Este grupo reúne nomes como Eduardo Teixeira, vereador em Viana do Castelo e deputado na Assembleia da República pelo PSD, Miguel Paiva, vereador na Câmara Municipal de Vila do Conde, José Basto, Luís Barreiros e Miguel Queirós deputados no Porto, Ponte de Lima e Coimbra, entre muitos outros.
Jornal "Terras do Ave" de 24 de Julho, pág. 5
Capa do jornal "Terras do Ave" de 24 de Julho

---------------------


Convido-o a entrar na página: 
e fazer GOSTO / "Like".

Ficará assim actualizado sobre as nossas notícias
Obrigado e bem haja

Sem comentários:

Enviar um comentário