domingo, 28 de fevereiro de 2010

Jornal Diário do Minho: Assembleia unânime a recomendar uma Semana do Barroco em Braga

A Assembleia Municipal de Braga aprovou uma recomendação do PPM no sentido de a Câmara promover uma Semana do Barroco, dado que “Braga é a cidade barroca portuguesa por excelência”. A proposta, subscrita pelo deputado Manuel Beninger, lembra que, “os monumentos de Braga são autênticos ex-libris da cultura barroca europeia”.

“Esta realidade não é, contudo, devidamente lembrada pela edilidade, que, ao longo do tempo, tem deixado passar ao lado esta riqueza característica da nossa cidade, desaproveitando todo o seu potencial cultural, artístico e turístico”, refere o documento, que foi aprovado por unanimidade na reunião da passada sexta-feira.

Para o PPM, que integra a coligação “Juntos por Braga” com o PSD e o CDS, as iniciativas da semana “Braga Cidade Barroca” poderiam contar com o teatro barroco, visitas a monumentos, promoção junto das universidades e escolas, ou ainda, um festival de musica barroca.

“Nesta ultimo ponto, destacamos a inacção da Câmara no sentido de criar uma orquestra de câmara residente, através de parcerias com escolas como a de Musica Calouste Gulbenkian, a Licenciatura em Música da Universidade do Minho, ou particulares como a Flauta de Hamelin, a Escola de Musica Mozart, a Escola de Musica Musiminho, e a Orquestra Distrital de Braga”, apontou Beninger.

Para o eleito do PPM “falar do barroco em Braga será também falar do instrumento musical barroco por excelência existente nas nossas igrejas: o órgão barroco”. Tal implica – frisou – que a semana do Barroco integre um festival dedicado ao órgão.

“Não faltam exemplos vivos da sua existência na cidade: no antigo Convento do Salvador, nas igrejas dos congregados, do Carmo, do Convento do Pópulo, de São Vicente, de São Victor, de Tibães, bem como no Santuário do Bom Jesus do Monte, e na Sé de Braga, entre muitos outros”.