quarta-feira, 3 de março de 2010

BRAGAJAZZ 2010: Festival traz a Braga Jazz do outro lado do atlântico

Maria João e o projecto “Ogre”, Jerry Bergonzi Trio, Claudia Quintet, Heloísa Fernandes Trio e Jamie Baum Septet são as formações que, entre 4 e 13 de Março, passam pelo palco principal do Theatro Circo em contexto de “BragaJazz – Festival de Jazz de Braga”, que, na sua décima primeira edição se caracteriza por uma programação maioritariamente composta por nomes vindos do outro lado do Atlântico.

«Como era habitual, não apostamos no jazz europeu», esclareceu José Carlos Santos. O programador do certame definiu esta edição do “BragaJazz” como «uma viajem transatlântica, especialmente direccionada para o Brasil».

Nascido da criatividade de cinco músicos que juntaram competências distintas e universos sonoros não coincidentes, “Ogre” é o projecto que a 4 de Março (22h00) abre o festival com jazz português.

Ao lado de João Farinha (piano), Júlio Resende (teclados), Joel Silva (bateria) e André Nascimento (guitarra), a cantora Maria João regressa ao palco do Theatro Circo com um trabalho que define como um «gigante devorador de várias línguas musicais».

Internacionalmente reconhecido como “mestre do saxofone tenor”, Jerry Bergonzi chega a Braga a 5 de Março (22h00) em formato trio para uma noite de jazz que se distingue pela junção de sonoridades simultaneamente íntegras e inovadoras com um lirismo muitas vezes definido como clássico.

Liderado pelo baterista John Hollenbeck, a 6 de Março (22h00), Claudia Quintet, que na circunstância se faz acompanhar pelo pianista Matt Mitchell, chega de Nova Iorque para encerrar o primeiro fim-de-semana de BragaJazz 2010 com as novidades do jazz instrumental.

Respondendo à ambição de José Carlos Santos de trazer ao BragaJazz um nome proveniente do Brasil, a pianista Heloísa Fernandes junta-se ao percussionista Ari Colares e ao baixista Zeca Assunção para apresentar o álbum “Candeias” na noite de abertura do segundo fim-de-semana do festival (12 de Março, 22h00).

A encerrar a décima primeira edição do certame (13 de Março, 22h00), Jamie Baum regressa a Braga para, em formato de septeto, trazer a palco o lado mais instrumental da música jazz.

Os ingressos, a 10 euros para cada concerto, estão disponíveis em www.theatrocirco.bilheteiraonline.pt e na bilheteira do Theatro Circo. A aquisição de ingressos para os cinco concertos usufrui de um desconto de 20 por cento.