Câmara de Braga deve receber processo antes de Dezembro
Geminação entre Braga e o Rio pode acontecer ainda este ano
Jorge Oliveira, DM – As cidades de Braga e do Rio de Janeiro reforçaram ontem a vontade de estabelecer um acordo de geminação, capaz de «facilitar e aumentar o intercâmbio entre as duas urbes» em várias áreas.
O vereador do Município carioca Paulo Pinheiro esteve reunido ao início da tarde como o presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado, e disse ao Diário do Minho que o processo está bem encaminhado, podendo a irmanação ficar rubricada ainda este ano.
Segundo o autarca brasileiro, a Câmara do Rio de Janeiro irá apreciar a proposta já no próximo mês de Novembro e depois de aprovada será remetida para Braga a fim de ser votada pelo município português.
A cerimónia que assinalará o firmamento do acordo, com entrega da documentação e assinaturas, tanto poderá ocorrer no Rio de Janeiro como em Braga, indicou Paulo Pinheiro, adiantando é provável que o processo fique pronto até ao Natal.
O intercâmbio entre as duas cidades deverá incidir nas áreas da cultura, turismo, saúde, desporto, tecnologia e área científica em geral. Pode ser entre estudantes universitários, entre instituições, associações, autarquias.
Paulo Pinheiro confessou que regressa ao Brasil «satisfeito», porque houve uma «evolução importante entre as duas cidades».
Mesquita Machado também ficou agradado com a ideia das duas cidades se tornarem irmãs, segundo revelou o autarca brasileiro, tendo prometido o melhor acolhimento à proposta de geminação.
«Houve uma óptima receptividade, entendeu bem a nossa intenção e disse que recebendo o projecto do Rio de Janeiro iria tomar as providências necessárias para que ela também seja aprovada em Braga», acrescentou.
A reunião de trabalho entre Paulo Pinheiro e Mesquita Machado teve lugar numa unidade de restauração da cidade e aconteceu por iniciativa do deputado municipal Manuel Beninger, do Partido Popular Monárquico.
Manuel Beninger acredita que os reflexos da geminação serão «extremamente positivos, em vários aspectos, entre os quais o cultural e, principalmente, o turístico».
«Poderão ser realizados acordos de reciprocidade beneficiando estudantes, artistas e cientistas, possibilitando-lhes estudos e frequência em organismos oficiais, ou não, das respectivas áreas de actuação, na duas cidades», referiu.
O deputado municipal considera ainda que poderá haver progressos de entendimento na esfera administrativa, através da troca de experiências e informação úteis à Administração Pública Municipal, como também a possibilidade de acordos de cooperação.
Na cidade do Rio de Janeiro residem actualmente mais de 200 mil portugueses, parte dos quais do distrito de Braga. Existem vários estabelecimentos comercias com características portuguesas e associações culturais e desportivas, inclusivamente, uma filial da Casa do Minho.
Diário do Minho, pag. 9