Braga, 15 fev (Lusa) - A Câmara de Braga “está apenas à espera dos documentos oficiais do Brasil para consumar a geminação” da cidade com o Rio de Janeiro, garantiu hoje à Agência Lusa fonte da presidência bracarense.
O perfeito da cidade do Rio de Janeiro aprovou no dia 04 o acordo de geminação com o município de Braga, com o objetivo de “promover programas mútuos de cooperação” e cabe agora à autarquia bracarense retificar o acordo, depois da proposta apresentada pelo Partido Popular Monárquico (PPM).
O processo de geminação estará “seguramente concluído este ano”, assegurou a mesma fonte.
A proposta de geminação foi uma iniciativa do PPM de Braga, apresentada ao presidente da autarquia bracarense, Mesquita Machado, em outubro de 2010, aquando da visita de um vereador do Rio de Janeiro à cidade de Braga.
O vice-presidente do PPM, Manuel Beninger, explicou à Lusa esperar que esta geminação “resulte na abertura de novas portas ao município de Braga, nomeadamente na abertura do mercado sul-americano a algumas das indústrias radicadas na cidade”.
Para o PPM, são três as áreas que mais podem beneficiar com esta relação entre o município de Braga e o Rio de Janeiro. “O turismo, a economia e até mesmo o ensino. A Universidade do Minho pode beneficiar do intercâmbio entre estudantes, docentes e projetos de investigação”, disse.
Na base da proposta do PPM, explicou Manuel Beninger, está o reconhecimento de “que o Brasil, nomeadamente o Rio de Janeiro, atravessa um momento de forte crescimento do qual Braga pode beneficiar”.
Além disso, afirmou este responsável do PPM, “há muitos portugueses com origens no Minho radicados no Rio de Janeiro”. “Há já uma forte ligação entre as duas regiões. Esta geminação apenas a oficializará”, concluiu Manuel Beninger.
Fontes: