segunda-feira, 11 de junho de 2012

S.A.R., DONA ISABEL DE BRAGANÇA ELOGIA PROJECTO "NÓS E OS OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÉNIO"

Desde o início do ano lectivo, 121 escolas dos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo responderam ao desafio energia com vida. Desse lote apenas 33 conseguiram qualificar os seus projectos, mas apenas dez foram distinguidas como escolas solidárias. O Agrupamento de Escolas Ribeira do Neiva figura nessa elite.
O Agrupamento de Escolas Ribeira do Neiva, através do projecto implementado desde há três anos lectivos ‘Nós e os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio’ (ODM), inscreveu-se neste projecto com base nas actividades de solidariedade desenvolvidas ao longo deste ano lectivo. Formaram-se duas equipas, ‘Solineiva’ e ‘Moçambas’, cuja acção reverteu quer para a comunidade escolar quer para a Missão de Fonte Boa, Moçambique, e OIKOS.
Desenvolveram-se várias actividades, nomeadamente, colaboração na organização da festa de Natal, na qual se ofereceu uma noite de animação e prendas a todos os alunos; organização da ca mpanha ‘Padrinhos de um Sonho’, apadrinhando cinco alunos da Escola Secundária de Fonte Boa (Moçambique); dinamização da campanha ‘Eu dou o que não preciso… tu ficas com o que te faz falta’, que consistiu na recolha de ofertas de material pedagógico, roupa, e outros materiais de primeira necessidade, para a mesma Missão; preparação da palestra ‘Ser solidário: em diferentes instantes e lugares’, em que se entregou à Oikos, Cooperação e desenvolvimento a quantia arrecadada na realização da ‘Tômbola Solidária’; e, sobretudo, através da acção directa na comunidade escolar através da distribuição de roupa, calçado, acessórios e produtos de higiene.
O evento final escolas solidárias 2011-12 realizou-se no Porto, na sede da EDP. O programa contou com uma visita guiada à Exposição da Fundação EDP, com vários trabalhos de Miguel Palma e ficou ainda marcado pela com a abertura da exposição dos trabalhos energia com vida.
Correio do Minho de 11 de Junho de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário