Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Promover, dignificar, defender e divulgar o património gastronómico do concelho de Vagos: A Confraria Das Saínhas



A Confraria Das Saínhas tem como objectivo específico promover, dignificar, defender e divulgar o património gastronómico do concelho de Vagos, em especial, e da região em que o mesmo se insere, bem como, pugnar pela defesa da autenticidade desse património, como referencia histórica, económica, social e tradicional.
«A cozinha é uma arte, o vaguense um artista. Deste modo, Vagos é pródigo em arte: quer colorindo uma tela, ou dedilhando um instrumento, ou amanhando o chão ou decorando um apetecível prato de saborosa comida». Ainda segundo Maria Eugénia, «em Vagos sempre se comeu bem» nos «muitos e bons restaurantes do concelho» que preparam «dos pratos tradicionais à cozinha mais sofisticada e moderna».


É uma cozinha de pobres, é certo, mas rica em sabores. A herança de um povo que do pouco conseguiu imenso. De um povo que, quando faltava o leite, fazia com um pedaço de pão duro, uma açorda, para alimentar os filhos. Um povo que, com o rabo de uma sardinha amarela, temperava uma panela de couves com batatas, com um pedaço de carne gorda frita e crocante, temperava as favas. Um povo que aproveitava o porco até às entranhas, retirando os véus que transformava em gostosas e estaladiças SAINHAS.
Foi com muito orgulho que nos propusemos aceitar o nome “As Sainhas” para a nossa confraria. E sem nos opormos à evolução natural da gastronomia, vamos promover o levantamento do nosso passado gastronómico.
Sem renegar a boa mesa e os bons produtos como vocação natural destas associações, vamos ajudar a desmistificar, perante a opinião pública, o importante trabalho das Confrarias.

Sem comentários:

Enviar um comentário