Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Produtos da Ovelha Serra da Estrela: Confraria do Queijo Serra da Estrela


A Confraria do Queijo Serra da Estrela (CQSE) foi criada oficialmente em 8 de Fevereiro de 1989, no Cartório Notarial de Oliveira do Hospital. A sua constituição nasceu do idealismo (no melhor sentido da palavra) de dois dos actuais Confrades: Eng.º António Vasco Figueiras Ferreira e Dr. António Freire Lobo Vaz Patto, que, em conjunto com outras personalidades, integram a lista de Confrades Fundadores desta Confraria, da qual também fazem parte o Prof. Dr. Manuel Leal Freire (Grão Mestre da Confraria desde a sua fundação), o Dr. Vicente da Costa Pinto, o Dr. Eduardo Serrano Almeida Figueiral, o Arq.º Eduardo Manuel Osório Dias Gonçalves, o Dr. Pedro Jorge Rodrigues Couceiro da Costa (actual Grande Conselheiro da Confraria), o Dr. Joaquim Domingos Borrego (já falecido), o Eng.º Jorge Manuel Ferreira de Almeida (já falecido), o Dr. Adriano Mendes da Cunha Neves e o Sr. Carlos Manuel Vieira Mendes.
A inspiração para a sua criação surgiu por contactos com a Confraria do Queijo da Cantábria (Espanha). Este mundo das Confrarias era, na altura, algo de novo em Portugal. No entanto, a ideia agradou e logo se pensou aplicá-la ao nosso Queijo Serra da Estrela (QSE) - porque não constituir-se um grupo de pessoas, sem qualquer tipo de interesse comercial ou financeiro, ligadas por relações de amizade e fraternidade, em torno do amor comum ao Queijo Serra da Estrela e a outros produtos da Ovelha Serra da Estrela? Assim nasceu a Confraria do Queijo Serra da Estrela, sediada em Oliveira do Hospital, berço de outras instituições ligadas à Ovelha Serra da Estrela (como a A.N.C.O.S.E.) e um verdadeiro centro da Ovinicultura nacional.
A CQSE foi criada com o objectivo essencial da defesa, promoção, divulgação e valorização do QSE e de todos os outros produtos derivados da Ovelha Serra da Estrela, como o Requeijão Serra da Estrela, o Borrego Serra da Estrela, a Manteiga de Ovelha. A Confraria tornou-se uma verdadeira instituição cultural, ao longo dos seus já 21 anos de existência, levando por todo o País e por essa Europa fora os produtos referenciados, relacionando-os com o seu local de origem, as suas características históricas, geográficas e socioculturais. Tornou-se, também, numa verdadeira embaixadora da Gastronomia Serrana e Beirã (onde o QSE é expoente máximo) e uma peça importante na divulgação turística da Região da Área Demarcada do Queijo Serra da Estrela (como são os concelhos de Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Manteigas, Guarda, Carregal do Sal, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo e algumas freguesias dos concelhos de Tábua, Arganil, Viseu e Trancoso).
Constituído o grupo de Confrades Fundadores, definidos os seus objectivos e instituídos os seus estatutos, a Confraria foi legalizada como Instituição, por escritura feita em 8 de Fevereiro de 1989 no Cartório Notarial de Oliveira do Hospital. Foi então tempo de se levar a efeito a primeira reunião, que teve lugar na Quinta da Moenda, sito na freguesia de Alvôco de Várzeas no concelho de Oliveira do Hospital, propriedade, na altura, do Confrade Francisco Antunes. Foram, nesta reunião, definidas a insígnia e a indumentária a usar por todos os Confrades. Consideradas as características do produto e a tradição inspirada nos pastores serranos foi aprovado: uma insígnia, a flor do cardo, sustentada por uma fita grená e azul, chapéu largo, de feltro castanho escuro, capa de pastor castanha, varapau de pastor em marmeleiro. Mais tarde, a fita foi substituída por outra mais larga de cor lilás (do tom da flor do cardo) e amarela (da cor do queijo) bem como introduzida a gravata de cor amarela e foi aplicado na capa, o símbolo da Confraria (a flor do cardo).
Área geográfica da Produção do Queijo Serra da Estrela

Sem comentários:

Enviar um comentário