sexta-feira, 14 de março de 2014

Zita, a última imperatriz da Áustria, descendente da família real portuguesa, faleceu à 25 anos

Zita Maria da Graça Aldegunda Micaela Rafaela Gabriela Josefina Antonia Luísa Agnes de Bourbon-Parma (em italiano: Zita Maria delle Grazie Adelgonda Micaela Raffaela Gabriella Giuseppina Antonia Luisa Agnese di Borbone-Parma) (Viareggio, 9 de maio de 1892 — Zizers, 14 de março de 1989) foi princesa de Parma e última imperatriz da Áustria, rainha da Hungria e da Bohêmia, como consorte do imperador Carlos I da Áustria. Ela descendia das famílias reais de Portugal, França e Espanha.
Filha do duque Roberto I de Parma e da infanta Maria Antonia de Bragança, Zita desposou o então arquiduque Carlos da Áustria em 1911. Carlos tornou-se herdeiro presuntivo do imperador Francisco José I da Áustria em 1914, após o assassinato de seu tio Francisco Fernando da Áustria, e ascendeu ao trono em 1916.
Após o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918, os Habsburgos foram depostos com a formação de novos países, tais como a Áustria, a Hungria e a Checoslováquia. Carlos e Zita partiram em exílio para a Suíça e, mais tarde, para Madeira, onde Carlos morreu em 1922. Após a morte de seu marido, Zita e seu filho Otto tornaram-se símbolos de unidade da dinastia exilada.
A princesa Zita de Bourbon-Parma nasceu em Villa Pianore, situada na província italiana de Lucca. O nome incomum, Zita, foi escolhido por causa da popular santa Zita, que viveu em Toscana durante o século XIII. Era a quinta filha (terceira mulher) do deposto duque Roberto I de Parma e de sua segunda esposa, Maria Antonia de Bragança, filha do ex-rei Miguel I de Portugal. Seu pai perdera o trono devido ao movimento de unificação italiana em 1859, quando ele ainda era uma criança. Roberto I teve doze filhos de seu casamento anterior, com Maria Pia de Bourbon-Duas Sicílias, dos quais seis eram retardados mentais e três morreram jovens. Dois anos depois de ficar viúvo, ele desposou a mãe de Zita. O segundo casamento gerou mais doze filhos.
Carlos e Zita foram coroados em Budapeste em 30 de dezembro de 1916.

Liebe Freunde,
am Freitag, den 14. März um 16:00 Uhr findet in der Wiener Kapuzinerkirche eine Gedenkmesse für unsere vor 25 Jahren verstorbene Kaiserin und Königin Zita statt, aus welchem Anlass wir Sie recht herzlich einladen. Details entnehmen Sie bitte der beiliegenden PDF-Datei.
Sollten Sie einem Traditionsverein oder einer studentischen Verbindung vorstehen und die Entsendung einer Fahnenabordnung oder Chargierender noch anmelden  wollen, so bitten wir aus organisatorischen Gründen um baldige formlose Mitteilung.
Mit freundlichen Grüßen,
Alexander Simec, Obmann

-----------------

Convido-o a gostar da página:https://www.facebook.com/PPM.Braga GOSTO / "Like".


Ficará assim actualizado sobre as nossas notícias
Obrigado e bem haja

Sem comentários:

Enviar um comentário