Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 29 de setembro de 2012

Assembleia Municipal - Plenário: “Presidente Por um Dia”


RECOMENDAÇÃO
“Presidente Por um Dia”

Numa sociedade que se quer cada vez mais interventiva, no sentido de uma cidadania activa ao serviço dos interesses do Concelho, qualquer pessoa gostaria de experimentar ser “Presidente da Câmara”, pelo menos por um dia.
“Presidente por um dia” seria uma iniciativa de Cidadania activa, apelaria à participação directa dos cidadãos e visaria a contribuição dos munícipes na idealização de propostas para uma melhoria da qualidade de vida das populações. Uma iniciativa deste género teria carácter consultivo, nela caberiam propostas de investimentos específicos para um determinado local e propostas de investimentos para todo o Concelho.
Seria um desafio à capacidade de visão daquilo que é essencial para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, à noção de recursos de acordo com a realidade que está ao alcance de cada um.
No sentido de incentivar toda a comunidade a participar activamente nas actividades do Município, a Câmara Municipal de Braga poderia lançar um projecto convidando os bracarenses a participarem neste processo de gestão pública, dando a oportunidade aos bracarenses de apontarem outras soluções à gestão autárquica e apresentarem propostas de intervenção.
O Município de Braga, através desta iniciativa, convidaria todos os bracarenses a expressarem a sua opinião sobre as prioridades do Concelho; ouvir e a conhecer as suas propostas. De uma forma simples e fácil, cada bracarense poderia candidatar-se com as suas sugestões/opiniões, bastando para isso preencher um formulário próprio, que o Município disponibilizaria por todo o Concelho, nomeadamente pelas Juntas de Freguesia, Escolas, Casas Comerciais e outras instituições do Concelho.
Considera o PPM que o munícipe deve ter maior participação política activa e que com esta iniciativa, a existir, pode garantir uma maior credibilização das políticas locais.
Assim o P.P.M. propõe a esta Assembleia Municipal que se aprove a seguinte recomendação:
Que a Câmara Municipal de Braga diligencie todos os esforços no sentido da realização da iniciativa “Presidente Por um Dia” como forma de promover a participação política activa dos cidadãos no concelho de Braga.
Esta realização estaria ao dispor de todos os cidadãos, dando-lhes a oportunidade de cada um poder contribuir, com as suas sugestões, abrindo com isso caminho a concretizações que constituam factor de progresso e de bem-estar da população.

Manuel Beninger
Grupo Municipal do P.P.M. na Assembleia Municipal de Braga
28.09.2012
[Reprovado. Votos Contra: PS; Favor: PSD, CDS, BE, CDU E PPM]

Sem comentários:

Enviar um comentário