Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 1 de março de 2013

Cientistas querem estudar coração de D.Pedro IV


Investigadores brasileiros querem analisar coração do antigo rei de Portugal - e Imperador do Brasil - para descobrir eventuais doenças cardíacas.
Depois de analisado o corpo do antigo rei de Portugal e Imperador do Brasil, a Universidade de São Paulo quer agora estudar o coração de D. Pedro IV, guardado na Igreja da Lapa por vontade do próprio rei.
Os investigadores brasileiros preparam assim um pedido oficial ao governo português para fazer uma biópsia. Carlos Augusto Pasqualucci, um dos médicos patologistas responsável pelo estudo, explicou à Lusa que seria apenas necessário um fragmento quase impercetível. A biópsia não vai "alterar em nada o aspecto do coração", garante, e o orgão "voltará à cidade do Porto".
O objetivo da biópsia seria detetar eventuais doenças no miocárdio ou infeções causadas por outras doenças como a tuberculose - causa provável da morte de D. Pedro IV. A investigação é a continuação de análises anteriores feitas ao corpo do monarca e das suas duas mulheres - Leopoldina e Amélia. O corpo do rei português encontra-se sepultado em São Paulo.

1 comentário: