Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 3 de maio de 2014

Aprovado regimento do Provedor do Munícipe, figura defendida pelo PPM há vinte e dois anos

“Esta é uma matéria que nos é muito querida.
E porquê? Porque foi o PPM o primeiro partido, em Braga, a defender esta figura, pela defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e da melhoria do funcionamento dos serviços públicos, tendo defendido já em Abril de 1992, a figura de provedor municipal.
De facto, no dia 24 de Abril de 1992, há 22 anos, os jornais Diário do Minho e Jornal de Notícias noticiavam que a Juventude Monárquica defendia a criação do Provedor Municipal, «uma figura que seria de maior utilidade e a ela poderiam recorrer os munícipes sempre que os seus direitos fossem violados pelo poder autárquico».
À época dizíamos que “embora se corresse o risco de atafulhar, a “Provedoria Municipal”, o cidadão poderia reclamar de acções lesivas dos seus direitos”.
Por isso acolhemos favoravelmente esta figura de Provedor do Munícipe.
No entanto parece-nos que neste regimento, no seu artigo 5º, Designação, alínea 1, o Provedor não deveria ser designado pelo Presidente da CM mas sim, e sob proposta/indicação do Presidente da Câmara Municipal, eleito em sede de Assembleia Municipal.
Esta nossa posição foi transmitida ao Senhor Provedor, Dr. Carlos Alberto Pereira, na reunião que mantivemos no passado mês de Fevereiro.
Parece-nos, assim, que este ponto poderá ser melhorado numa próxima revisão deste Estatuto.”
+ Informações:

Sem comentários:

Enviar um comentário