Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Na Universidade do Minho desenvolve-se um projecto de investigação, que já leva cerca de dois anos e que consiste na criação de telhas com capacidade de produção de energia fotovoltaica.

Esta investigação pretende, acima de tudo contribuir para a eco-eficiência no país.

Vasco Teixeira, líder da equipa de investigação do Centro de Física da Universidade do Minho, é o responsável pelo projecto de criação de telhas capazes de produzir energia fotovoltaica. O responsável pelo projecto na Universidade do Minho, explica que "foram utilizados conceitos e materiais de nanotecnologia para produzir na forma de multi-camada, células solares à base de silício directamente sobre componentes de construção como as telhas e as fachadas dos edifícios"

Vasco Teixeira refere ainda que "a ideia surgiu a partir da indústria da cerâmica que pretendia revitalizar o sector. O sector da construção civil, nomeadamente o das telhas e alguns componentes, tem diminuindo ao nível da sua produção em termos comerciais, daí que a optimização destes produtos, para nichos de mercado, foi para os tornar eco-eficientes."

O projecto já leva dois anos de investigação e envolve para além dos investigadores, doutorados e alunos da UM.