A propósito das declarações proferidas pelo Sr. D. Duarte e pelo Presidente da Causa Real no Jantar de Reis em Santarém :
Considero pessoalmente que é tão excessiva a homenagem aos terroristas , quanto os 10 milhões que irão ser gastos para celebrar um Regime imposto aos Portugueses. Quanto às lamentáveis declarações do Sr. D. Duarte (ver artigo junto), e que se confundem com um branqueamento dos crimes aos autores morais e materias do Regicídio, lembrar que... os terroristas não deixarão nunca de o ser, mesmo em nome de um ideal...
Não deixa de ser no mínimo estranho que um pretendente à Coroa, esteja sistematicamente a condenar um Partido que defende a Instituição Monárquica e que apesar dos seus sistemáticos ataques continua a albergar no seu seio militantes de todas as sensibilidades, entende como justa a homenagem aos "idealistas do terror carbonário".
Isto dito por um pretendente à Coroa Portuguesa não tem qualquer credibilidade, nem colhe o mínimo vestígio de simpatia junto do povo Português.
Pensamos que mais uma vez se deu um tiro no pé, e o Povo Português saberá por certo tirar ilações.
No que concerne ao Sr. Presidente da Causa Monárquica, lembramos que o PPM deverá sempre pugnar pela conciliação de todos os Monárquicos e enquanto único Partido que neste regime tem o reconhecimento de todos os demais partidos políticos, como sendo aquele que segue uma prática política, independentemente de se vergar a questões dinásticas, que apenas e só deverão ser questionadas quando o Povo Português estiver devidamente informado e em consciência se pronunciar como sempre o fez, sobre quem deverá ter o supremo privilégio de ocupar a Coroa Portuguesa.
Não é dividindo ou mistificando que se prestigia a Causa e TODOS não seremos nunca demais para honrar a História, os nossos antepassados e a grandeza de Portugal.
Adrião Saraiva Gonçalves
Monárquico e militante do PPM