Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 27 de novembro de 2010

Assembleia Municipal pede libertação de Liu Xiaobo preso na China

Braga, 27 Nov. (Lusa) - A Assembleia Municipal de Braga aprovou, sexta-feira à noite, uma moção pedindo a libertação do Prémio Nobel da Paz de 2010, atribuído a Liu Xiaobo, “pela luta longa e não violenta dos direitos fundamentais da China”.

O documento, apresentado, pelo deputado Manuel Beninger, do PPM, que integra a Coligação «Juntos por Braga» (PSD/CDS/PPM), lembra que “o Comité Nobel destacou as mais de duas décadas de luta pacífica de Liu pelos direitos humanos e pelas mudanças políticas, que vão desde as manifestações pró democracia em 1989 na praça de Tiananmen às reformas políticas de que foi subscritor em 2008, estando as mesmas na origem da pena que cumpre atualmente”.

A moção foi aprovada com os votos favoráveis do PSD, CDS, BE e PPM, a abstenção do PS e os votos contrários da CDU.

A Assembleia Municipal de Braga refutou, assim, “qualquer tipo de regime ditatorial, déspota e opressor”, e vai “endereçar à Embaixada da República Popular da China em Portugal o seu mais vivo protesto pela continuada prisão do galardoado Prémio Nobel da Paz Liu Xiaobo”.

O PPM lembra que a União Europeia pediu várias vezes a libertação de Liu Xiaobo, o que não aconteceu, e que o professor universitário chinês e crítico literário de 54 anos foi condenado em Dezembro passado por um tribunal de Pequim, a 11 anos de prisão por tentar 'subverter o Governo'.