Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Barbearia Matos salva pelo interesse municipal

Jornal de Notícias - A Assembleia Municipal de Braga aprovou, por maioria, a classificação da barbearia mais antiga da cidade como imóvel de interesse municipal. Só o CDS-PP se absteve, contando a proposta avançada pelo eleito do PPM, Manuel Beninger, com os votos favoráveis dos eleitos do PS, PSD, CDU, BE e PPM.

Ameaçada de encerramento compulsivo, após notificação do proprietário, depois de uma acção de despejo, a Barbearia Matos poderá estar, pelo menos, a salvo da destruição, mas a degradação será sempre uma consequência provável, após o fecho.


Classificação


A Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural de Braga (ASPA) avançou, em Fevereiro de 2005, com o pedido de classificação do imóvel junto do IPPAR, tendo este organismo remetido o processo, em 8 de Fevereiro de 2006, para a Câmara de Braga, sugerindo a classificação de “Imóvel de interesse municipal”.

“Porque até à data nada foi feito, o PPM teme que a Barbearia Matos possa ser integrada, de forma incaracterística, num futuro projecto comercial para o edifício, perdendo, assim, aquilo que a torna única”, refere Manuel Beninger, na proposta aprovada em Assembleia Municipal e que agora deverá ser aplicada pela Câmara.

Porém, o PPM não se opõe ao projecto de recuperação e reabilitação do prédio onde está instalada a barbearia, na Rua do Souto. “Apenas queremos salvaguardar que as intervenções respeitem as mais valias daqueles espaços, que a prazo, podem tornar-se proveitosos”, alerta Beninger. Lembre-se que Braga se depara, à imagem de outras cidades, com uma acentuada degradação dos prédios antigos do seu Centro Histórico. Um levantamento recente apontava para cerca de 400 imóveis a ameaças ruína.

Jornal de Notícias” de 19 de Setembro, pág. 44