Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Feira Afonsina conquistou vimaranenses e turistas

Jornal “Diário do Minho” de 19 de Setembro, pág. 17


A primeira edição da “Feira Afonsina”, que animou o centro histórico de Guimarães ao longo do último fim-de-semana, foi «um êxito». O certame conquistou vimaranenses e turistas e promete ser ainda mais arrebatador em 2012.

Aquele evento, que surge de uma parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, e integra a programação de Espaço Público, recebeu milhares de visitantes ao longo dos três dias. A adesão de visitantes «superou as melhores expectativas» e deixou os promotores «muito satisfeitos», fazendo antever «uma edição ainda mais arrebatadora» no ano em que Guimarães vai ostentar o título de Capital Europeia da Cultura.

A autenticidade e o rigor da feira, no cenário e ambiente do centro histórico de Guimarães, surpreenderam e conquistaram tanto os vimaranenses como os visitantes. No sábado, o destaque foi para as recriações históricas da “Chegada da Corte Condal” e para “A Ceia do Conde”. Ontem, último dia da “Feira Afonsina”, foi recriada a partida para a guerra contra os Almorávidas em “Rumo à Batalha”.

De resto, a “Feira Afonsina” incluiu um programa de animação permanente nos vários espaços do centro histórico que ocupou, recriando histórias do condado portucalense, narradas por actores, músicos, mercadores e bailarinos, garantindo um ambiente de festa permanente. «O centro histórico de Guimarães já é muito bonito, mas assim é ainda mais encantador. Este ambiente é fantástico e faz-nos desejar estar aqui mais tempo, com outros olhos e com muito maior alegria», elogiava António Macedo, um engenheiro portuense, que se deslocou à cidade-berço com a família.

A animação dos três dias da “Feira Afonsina” teve como palco o centro histórico de Guimarães, mais concretamente os Largos da Oliveira e Cónego José Maria Gomes, Praça de S. Tiago e Rua de Santa Maria. O evento, que uniu a história, tradições, artesanato e gastronomia vimaranenses, contou também com uma forte vertente pedagógica, através de workshops para aprender a fazer pulseiras de couro ou a fiar o linho, de ateliês de teatro de sombras ou de pintura, de bancadas interactivas, stands de formação, ou momentos infanto-juvenil.

No próximo ano, a organização deseja estender o cenário da recriação do Condado Portucalense desde o centro histórico até ao Castelo.