Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Rei Miguel I da Roménia por ocasião do seu 90º aniversário.

O Rei Miguel da Roménia fez nesta terça-feira o seu primeiro discurso no Parlamento desde que comunistas, apoiados pelos soviéticos, o forçaram a abdicar do trono, há mais de 60 anos.

Ao assinalar o 90º aniversário, o rei apelou à classe política do país para restaurar a “dignidade e o respeito” da nação no palco internacional.

Criticou ainda o papel central das instituições do Estado, bem como a personalização do poder na Roménia.

"Não podemos ter um futuro sem respeitar o passado", disse Miguel, de 90 anos, a um Parlamento lotado no dia de seu aniversário.

"A coroa real não é um símbolo do passado, mas uma representação única da nossa independência, soberania e unidade", disse ele, que é o mais velho ex-monarca da Europa e um dos últimos chefes de Estado sobreviventes da 2a Guerra Mundial.

Parlamentares de todo o espectro político aplaudiram em pé o discurso do rei, que foi obrigado a deixar o trono em 1947.

"Eu tenho servido a nação romena durante toda a vida que tem sido longo e cheio de eventos, alguns deles felizes, muitos deles infelizes. Oitenta e quatro anos desde que me tornei Rei, posso dizer sem hesitação para a nação romena: Depois de liberdade e democracia, as coisas mais importantes a serem ganhas são identidade e dignidade. Aqui uma grande responsabilidade repousa sobre a elite romeno".

Momento de emoção para o Rei Miguel I da Roménia , que foi convidado a falar perante o Parlamento romeno, por ocasião do seu 90º aniversário. Acompanhado por sua filha mais velha princesa Margarita e seu filho o Príncipe Radu , o Rei Miguel l não foi capaz de esconder sua emoção no final do seu discurso.

Forçado a abdicar ao trono em 1947, Miguel I da Roménia, o então monarca também foi obrigado pelos comunistas a se exilar na Suíça. Somente em 2001, retornou à terra natal, onde vive até hoje.