Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 18 de julho de 2012

PARA MEDITAR E... COMPARAR

Quando José Dias Ferreira, bisavô de Manuela (Dias) Ferreira Leite e de um senhor que fala de futebol na televisão, chegou a chefe do Governo em 1892, encontrou um país de "tanga", por força dos elevados investimentos nas ferrovias, em estradas e em portos. A dívida pública representava 81% do PIB e o défice orçamental era de 2%.
Juntamente com o Ministro da Fazenda - Oliveira Martins, tio-bisavô do actual presidente do Tribunal de Contas - tomou medidas drásticas: subida de impostos, corte até 20% dos vencimentos dos funcionários públicos, suspensão de admissões no Estado, paragem das grandes obras, saída do padrão-ouro e desvalorização cambial.
Dada a situação de bancarrota verificada, durante dez anos, não foi possível recorrer a empréstimos no estrangeiro.
O desenvolvimento das infra-estruturas no "fontismo" baseou-se num modelo que se pode considerar como a génese das parcerias público-privadas: eram concessões dadas a particulares que, muitas vezes, garantiam um determinado rendimento ao investimento e, se este ficasse abaixo desta garantia, havia compensação do Estado.
Em 1892 o Rei D. Carlos doou 20% (!) da sua dotação anual para ajudar o Estado e o País a sair da crise criada pelo rotativismo dos partidos (nada de novo, portanto). Se calhar foi por isso que, mais tarde, o mataram...
...........................
O melhor, se calhar, é ter cuidado...
Dou vivas a El-rei D. Carlos. Bom seria que os homens de agora, designadamente os que têm ordenados fabulosos, fizessem o mesmo !!

3 comentários:

  1. tomara estas "amostras" de políticos fazerem o que o rei D. carlos fez.. ele sim teve coragem e deu o exemplo.. em primeiro a naçao.. hoje em dia é contrario.. primeiro os bolsos deles..

    ResponderEliminar
  2. A república, foi a maior desgraça para o nosso país. de 1910 a 1926, foi o que todos sabemos. De 1974 até hoje, desgraça idêntica. Só a Monarquia poderia encaminhar o país pela rectidão, respeito e dignidade.

    ResponderEliminar
  3. concordo plenamente.. os portugueses tem o poder de decisão nas mãos.. tem é de acordar e libertar nos desta mordaça de corrupção que se abateu neste país... senão o nosso país não irá sair da cepa torta.. só a monarquia é solução..

    ResponderEliminar