Excelentíssima Senhora Secretária de Estado do
Turismo
Dr.ª Cecília Meireles
C/C Região de
Turismo do Porto e Norte de Portugal
Digitalizar a nossa Hospitalidade?
Não me parece...
No passado sábado desloquei me ao Aeroporto Sá
Carneiro, e como estava com tempo fui á loja da Região de Turismo do Porto e
Norte de Portugal para pedir informações sobre o Douro em geral e vinhos em
particular.
Entregaram-me dois pequenos desdobráveis sobre Caves
do Vinho do Porto em Gaia e Quintas no Douro, que cumpriam, o mesmo já não
acontecendo com outros dois livros que recebi sobre Turismo de Natureza e
Turismo Religioso, que tinham erros primários na sua conceção.
No livrinho da Natureza no seu primeiro texto , á
laia de editorial, aparece o “discurso”
do diretor desta Região adornado com uma fotografia do mesmo, revelando um
narcisismo piroso e provinciano que confesso que me envergonhou. Mas o pior
ainda estava para vir, depois de ficar encantado com os raftings, balões,
pescas e tantas outras atividades anunciadas, bem procurei os contactos para
poder usufruir destas mesmas experiências mas em vão, nada, apenas os sempre
uteis telefones das Camaras Municipais, das Farmácias, não faltando o dos
Bombeiros.
O segundo documento que recebi, Turismo Religioso,
por sinal o mais volumoso, com mais de 100 paginas, num verdadeiro desperdício,
porque se o Turismo Religioso é uma aposta ganha, esta abordagem “granítica” do
tema religioso, não será seguramente o melhor caminho a trilhar.
Não percebi se existem iguais publicações em Inglês,
mas pareceu-me que não o que ainda mais aumentou a minha ansiedade de Portuense
sobre esta abordagem Turística do Porto e do Norte de Portugal : Loja
localizada no Aeroporto Sá Carneiro, documentos impressos em Português? Só pode
ser Turismo Interno destinada aos nossos patrícios Açorianos, Madeirenses,
Algarvios e Lisboetas... e talvez um dia também Alentejanos, vindos de
Beja!!!!!
Mal sabia que tinha acabado de visitar a primeira de 54 lojas interativas a instalar no Norte do País com um
custo total de 20 milhões de euros e que, segundo o diretor desta Região
Turística “ Representa um novo conceito de cash advance 24 7 promoção do
turismo que ultrapassa a mera informação turística e que abre as portas ao
turismo como negócio.”
Prometo que lá voltarei para interagir
com a dita loja, pese embora, esteja já um pouco de pé atrás, não só pela
definição apresentada do conceito pelo seu diretor, mas também porque me
parecer demasiado cara e totalmente descabida esta tentativa de digitalizar a
nossa hospitalidade...
Mas as trapalhadas não ficam por aqui...
Região de Turismo do Porto e do Norte de
Portugal (TPNP), com sede em Viana do
Castelo e delegações em Bragança, Chaves, Guimarães e Braga ? Então e o Porto?
Fica na designação...
Não seria mais lógico chamar Região de Turismo do
Norte de Portugal, com sede no Porto ou em alternativa descentralizadora em Vila Real ?
Ao entramos no site WWW.PortoeNorte.pt verificamos que também a sua conceção não
resiste á simples pergunta: a quem se destina? Ao Turista não parece ser, ainda
por cima com o Inglês e Espanhol só brevemente, que espero que o seja pró ano
que é já amanhã.
Com grande destaque aparece a épica criação desta
nossa nova entidade turística:
Os 7 Produtos (turísticos) da Região, a saber:
Turismo de Negócios, City @ Short Breaks, Gastronomia e Vinhos, Turismo de
Natureza, Turismo Religioso, Touring Cultural e Paisagístico e por último Saúde
e Bem Estar
Leia pf as trapalhadas de conceitos que aparecem na
definição de cada produto, nalguns casos verdadeiras “perolas literárias”,
muito provavelmente as responsáveis pelos atrasos das traduções do site...
Turismo de Negócios
O Turismo de Negócios aposta na captação sustentada de novos congressos,
conferências, seminários, reuniões, viagens de incentivo e lançamento de
produtos.
Através de programas ímpares, o Porto e Norte de Portugal convida o
congressista e/ou Turista a descobrir o património histórico e os espaços
culturais e de animação que preenchem a região.
A escolha da cidade do Porto para delegação deste produto estratégico
deveu-se à sua privilegiada localização e acessibilidade e ao seu dinamismo
económico.
City & Short Breaks
O Produto
Estratégico City & Short-Breaks simboliza a dinamização social ao serviço
do desenvolvimento turístico. A diversão, a sociabilidade associada aos
movimentos urbanos, à energia e vitalidade que tão bem caracterizam os
itinerários temáticos e os serviços personalizados de alta qualidade.
Existem
milhares de razões para visitar Porto e Norte de Portugal… destino único e
autêntico. É como o seu vinho, um tesouro para ser lentamente apreciado.
Descubra!
Sinta! Envolva-se!
Gastronomia e Vinhos
A
Gastronomia e Vinhos, produto estratégico, por excelência, sediado em Viana do
Castelo, convida para uma viagem de afectos pelo Porto e Norte de Portugal,
oferecendo uma riqueza inacabada no renascer de novos aromas, saberes e sabores
envolvidos pelos sons e cores que radicam na força telúrica das paisagens.
Exaltando a
qualidade das matérias-primas e a ancestralidade das formas de confecção e
produção, a Gastronomia e Vinhos afirmam-se como símbolos vivos que reflectem a
vida e a alma de gentes e locais, constituindo uma faceta indelével do rosto
cultural desta região consagrada no PENT – Plano Estratégico Nacional de
Turismo – como primeira prioridade.
Turismo de Natureza
A essência
do Porto e Norte desenha-se numa paleta de contrastes naturais… Aqui convivem
cidade, modernidade, natureza e tradição. Do Minho verde ao telúrico
Trás-os-Montes: aqui se come, bebe e desfruta da vida, como em nenhum outro
sítio de Portugal.
Do
aprazível litoral atlântico ao interior que se irmana a Espanha em serras
enfeitiçadas de lendas antigas.
Do cultural
e urbano Porto, até à natureza pura do Parque Nacional da Peneda Gerês,
oferecemos 260000
hectares de área protegida.
Turismo Religioso
Braga é o
cenário de eleição para o produto Turismo Religioso e emerge como local, por
excelência, do enraizamento do sagrado, evocando o cruzamento entre a arte e o
divino, quer nos seus fundamentos, quer nas suas manifestações.
Atracção
exercida por santuários e lugares sagrados, autênticos museus de arte, pelo
elevado número de construções religiosas, que ostentando luxuosos interiores de
talha dourada, surgem como ícones vivos da tradição religiosa.
Touring Cultural e Paisagístico
Berço da
Nação, Guimarães tem o raro privilégio de aliar todo o perfume da história a
uma estratégica centralidade que permite a ligação do litoral ao interior.
A região
oferece múltiplas rotas temáticas propulsoras da descoberta do património que o
Porto e Norte aconchega no seu berço comunicacional e estético: a arte
atlântica, a arte esquemática, monumentos megalíticos, a cultura marítima
tradicional com valor antropológico e todo um conjunto de legados que marcam a
vida e a alma desta região.
Saúde e Bem-estar
O Norte de
Portugal é uma região fortemente marcada pela presença da água.
O Turista
actual, mais preocupado com a sua forma física e com o equilíbrio do binómio
corpo/espírito, com maior consciência ambiental e social, encontra, no Norte de
Portugal, um destino não massificado, que se vem afirmando através da sua rede
de estâncias termais.
A oferta
termal do Norte de Portugal completa-se com a emergência de SPAs e de centros
de talassoterapia que, em conjunto contribuem para a afirmação do Turismo de
Saúde e Bem-estar na região.
Turismo de Negócios? Não será do Saber?
City&Short Breacks ? Não será Cidade do Porto? Ou
se quisermos olhando para o simbolismo e grafismo do seu inspirado logotipo
(uma ampulheta), e assumindo alguma brejeirice Portuense, porque não chamar-lhe
antes uma “Rapidinha Urbana”?
Touring Cultural e Paisagístico? Não será apenas
Cultura e Património?
Gastronomia e Vinhos? Não seria melhor ao contrário?
O Vinho do Porto, o Vinho Verde, os Vinhos de Mesa do Douro, o Mateus Rosé, o
Alvarinho, o Moscatel de Favaios, o Espadal, etc. não batem em notoriedade e
potencial, as Tripas á moda do Porto, o Bacalhau á Braga, o Cabrito, a
Sardinha, o Polvo á Lagareiro, a Alheira de Mirandela, as Papas ou Arroz de
Sarrabulho, a Francesinha ou até a
Doçaria Conventual ?
Turismo Religioso, sem Fátima? Não podiam pedir
“Fátima” emprestada á Região Centro, por
troca, por exemplo de um outro “Santuário”, o Estádio do Dragão? Irrita-me esta
cultura dos jardins!
Talvez seja incapacidade minha em não encontrar muita
virtude na criação destes 7 Produtos, pelo que pergunto se não será muito mais eficiente e simples
trabalhar uma qualquer Região Turística na simples perspetiva de destino
Geográfico e ou Temático de forma Transversal, e sempre focado no Turista?
Arrisco um contributo:
Geograficamente a prioridade de trabalhar destinos
neste Norte de Portugal, não será: Minho / Geres / Douro / Cidade do Porto e a
seguir Traz os Montes e Litoral Norte?
Tematicamente, a escolha já será mais complexa, mas
Vinhos, Natureza e Saber (Ciência, Industria, Arquitetura, etc.), parecem-me
ser os prioritários, não descurando, os sempre presentes Património, a Cultura,
os Costumes, a Religião, o Termalismo e o Desporto (Golfe, Hipismo, Vela,
Canoagem, Caminhadas, etc.).
Termino, como comecei: digitalizar a nossa
hospitalidade?
Um desNorte...do tamanho da Torre dos Clérigos, com
20 milhões de boas razões para não o fazer! O Turismo em geral e o Norte em
particular, merece melhor.
Digitalize se boas soluções...
Melhores cumprimentos e um 2013 com tudo de bom para
o Turismo em Portugal
Porto, 31 de Dezembro de 2012
Paulo Corte-Real Correia Alves
Português e Portuense
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