Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

domingo, 6 de abril de 2014

Guimarães protocola prémio para melhor investigador de ciências

A Câmara Municipal de Guimarães, a Universidade do Minho e a Fundação D. Manuel II assinara, ontem, um protocolo de cooperação para estabelecer o “Prémio Príncipe da Beira à Investigação e Ciência”.
Através da assinatura daquele acordo, no salão nobre dos Paços do Concelho, com a presença, entre outros, de D. Duarte Pio e da família real portuguesa, as três entidades pretendem distinguir a excelência da investigação e contribuir para abrir novos caminhos na investigação aplicada e ética no domínio das Ciências Biomédicas.
O prémio, no valor de 15 mil euros, reconhecerá anualmente um plano de trabalhos a realizar por um(a) investigador(a), de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, incluindo estudantes oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPS) e com idade inferior a 40 anos.
O “Prémio Príncipe da Beira à Investigação e Ciência” visa igualmente promover o apoio à investigação básica e translacional na área das Ciências, contribuindo para o desenvolvimento de terapias avançadas, além de impulsionar o desenvolvimento de uma nova geração de investigadores multidisciplinares com formação focada nas áreas de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, entre outras.
A atribuição daquela bolsa tem ainda como objetivo fortalecer a capacidade de atrair recursos humanos altamente qualificados, a nível nacional e internacional, através de uma política de colaboração ativa interinstitucional envolvendo diferentes instituições de investigação e entidades financiadoras.
Com a assinatura do protocolo, a Câmara Municipal de Guimarães, Universidade do Minho e Fundação D. Manuel II reforçam também «o seu papel de apoio ao desenvolvimento de uma política nacional para a investigação científica».
O “Prémio Príncipe da Beira à Investigação e Ciência” será coordenado, sem compensações financeiras, por um Conselho Diretivo e por uma Comissão Científico-Técnica, cujos elementos, de reconhecido prestígio e ligados ao campo científico, tomarão posse depois de assinado o protocolo de cooperação.
Jornal "Diário do Minho" de 5 de Abril, pág. 10

+ INFORMAÇÕES

Estímulo à investigação com "Príncipe da Beira e Duque de Guimarães" (Correio do Minho):

Prémio de 15 mil euros estimula investigação científica (Guimarães Digital):

FOTOS: Clique aqui
Assinatura do protocolo de cooperação “Prémio Príncipe da Beira à Investigação e Ciência":

Duques de Bragança em jantar solidário do Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa:

Sem comentários:

Enviar um comentário