Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 1 de julho de 2014

Assembleia aprova geminação de Braga com o Rio de Janeiro

Há quatro anos que Paulo Pinheiro e Manuel Beninger defendem a geminação

Processo arrasta-se há 4 anos, faltando assinatura de Braga

A Assembleia Municipal de Braga aprovou, por unanimidade, na reunião da passada sexta-feira, a proposta de geminação de Braga com a cidade brasileira do Rio de Janeiro, uma iniciativa que vem sendo impulsionada há quatro anos pelo eleito do PPM Manuel Beninger, que espera que o acordo formal de geminação possa ser «formalizado já em Setembro próximo».
O eleito do Partido Popular Monárquico aproveitou para fazer o historial da proposta de geminação, desde que a ideia foi inicialmente apresentada ao anterior edil Mesquita Machado, que terá «apoiado a iniciativa», mas que posteriormente, – e depois de várias visitas a Braga do responsável brasileiro pela proposta, Paulo Pinheiro, e desta já estar aprovada pelo perfeito do Rio de Janeiro – «não mais se mostrou disponível para a assinatura final».
Manuel Beninger notou que a iniciativa de geminação com a cidade sul-americana já tinha sido alvo de duas moções apresentadas na Assembleia Municipal, em Dezembro de 2010 e em Dezembro de 2012, que foram «aprovadas por unanimidade», mas cuja insistência não tinha logrado, até agora, conseguir a assinatura da geminação por parte da cidade de Braga.
«Pena que desde Janeiro de 2011 que a geminação teve a assinatura do perfeito do Rio de Janeiro, uma cidade com sete milhões de habitantes, mas continuou a faltar a assinatura da Câmara de Braga, o que naturalmente impediu o desenvolvimento de iniciativas de cooperação durante todo este tempo», lamentou o líder do PPM, que enalteceu «o empenho particular» de Paulo Pinheiro, que apesar de todas as demoras não desistiu do processo de geminação com Braga.
Na fundamentação da proposta, Manuel Beninger apontou as potencialidades de cooperação na partilha de experiências de gestão autárquica, em matéria de juventude, na cultura, com eventual permuta de espectáculos, no desenvolvimento do turismo e, de uma forma geral, na economia, com a possibilidade de estreitar relações entre empresas e associações empresariais dos dois lados do Atlântico.
O eleito do PPM realçou ainda «as potencialidades de cooperação e intercâmbio nas áreas do ensino superior, da saúde e do desporto», notando que o que importa é «colocar as instituições das diversas áreas a comunicarem para encontrarem relações com vantagens mútuas» entre Braga e o Rio de Janeiro.
Atendendo ao grande empenho colocado por Paulo Pinheiro nesta geminação, Manuel Beninger propôs mesmo a atribuição da “Chave de Honra” da cidade de Braga ao responsável autárquico brasileiro.
No debate, o líder do PSD João Granja prestou o seu «tributo» a Beninger por não ter desistido desta geminação, que considera ser «uma iniciativa com grande potencial», mas considerou que «primeiro deve efectivar-se a geminação e, posteriormente, será então encontrada a melhor forma de agraciar Paulo Pinheiro».
Jornal “Diário do Minho”

Sem comentários:

Enviar um comentário