Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 8 de janeiro de 2011

“O regime e a constituição portuguesas, não são verdadeiramente democráticos” - PPM

Número de Documento: 11954065


Braga, Portugal 07/01/2011 19:13 (LUSA)

Temas: Política, eleições presidenciais


Braga, 7 jan (Lusa) - O PPM considerou hoje que a “campanha suja e negra” que está em curso contra Cavaco Silva nas eleições presidenciais demonstra que “Portugal ficaria melhor servido com um sistema monárquico de representação democrática”.

“O regime e a constituição portuguesas, não são verdadeiramente democráticos, uma vez que apenas consagram a República como a única opção de regime. O art.º 288, alínea b) da Constituição não admite outra forma de governo que não a República”, lamentou o presidente do PPM/Braga e vice-presidente do partido a nível nacional, Manuel Beninger.

O PPM/Braga tem vindo a exigir a alteração da Constituição, de modo a que seja possível referendar o regime de chefia do Estado dando a escolher aos portugueses a opção monarquia ou república.

“Um rei representa a nação. Por não ser eleito, por não ser escolhido apenas por alguns ele é absolutamente livre de lobis, de pressões, de grupos económicos e interesses partidários. O rei representa todos os portugueses”, afirmou à Lusa.

Para o dirigente partidário, “a presente campanha presidencial, ao entrar pela via da calúnia e da difamação, apenas contribui para diminuir a figura do futuro chefe de Estado, o que não aconteceria num regime monárquico, onde o Rei está acima das disputas partidárias.

Manuel Beninger diz que, para além de outras vantagens, e ao contrário do que se faz crer, a república custa muito mais do que a monarquia: “O custo da Monarquia em Espanha é 0,19 euros por cidadão. O custo da República em Portugal é 1,58 euros por cada português”.

Beninger garante que “o Governo espanhol transfere para a sua Casa Real 09 milhões de euros. O Governo português transfere para a Presidência da República a verba de 16 milhões de euros”.

“Propomos uma chefia de Estado independente, uma verdadeira arbitragem do jogo democrático, um verdadeiro poder neutral em relação às forças políticas, neutralidade essa que só pode ser adquirida através de uma educação especializada e pela hereditariedade”, defende.

Os monárquicos sublinham, ainda, que “o ranking dos dez países com melhores índices de desenvolvimento humano do mundo, revela que os primeiros lugares são países monárquicos: Noruega, Suécia, Holanda, Austrália, Canadá, e Japão”.

“Também o ranking dos dez países mais democráticos do mundo apresenta em primeiro lugar a Suécia que é uma monarquia, e destes 10, sete países são monarquias contra três apenas que são repúblicas”, acrescentou.

O PPM/Braga organiza sábado, em Braga, um “Jantar de Reis”, pelas 19:30, no Hotel Turismo com a participação de monárquicos como Gonçalo Ribeiro Teles, Fernando de Sá Monteiro, Luís Coimbra, Fernando de Sá Menezes, Coronel Agostinho Gama, Miguel Pignatelli Queiroz e Jorge Corte-Real entre muitos outros defensores da causa.