Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Entronização de S.A.R O Senhor Dom Duarte como Cavaleiro da Real Confraria do Vinho Alvarinho - Palácio da Brejoeira (4)

Jornal “A Terra Minhota” de 15 de Julho de 2011, pág. 11


Concerto da Orquestra no exterior do Palácio premeia Entronização

Mais de oitenta músicos subiram ao palco, localizado na frontaria do Palácio da Brejoeira e encantaram os confrades da Real Confraria, familiares e amigos. Acompanhados pelo pianista António Rosado e pelo maestro alemão Ernest Schelle, alguns alunos da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo deram o penúltimo concerto em Monção.

A directora da escola considerava estar expectante com o concerto no exterior, porque “o palácio é fantástico, e nós nunca fizemos um concerto ao ar livre. É evidente que isto traz dificuldades acrescidas em termos de equilíbrio e sonoridade”, referia Carla Soares Barbosa.

Se Monção foi estreia para a Orquestra dar um espectáculo no exterior também ficará marcado para aqueles que deram o penúltimo concerto, enquanto elementos integrantes na Orquestra Sinfónica, pois muitos deles terminam este ano o percurso escolar naquela instituição. “Esta Orquestra está integrada na Escola Profissional de Viana do Castelo, e como tal funciona naquela cidade. Recebe alunos de todo o distrito e de outros distritos de Portugal”. A directora da escola explica que a escola promove um ensino com uma componente artística e científica ligada à música, integrando jovens dos 14 aos 18 anos.

A estreia de um concerto no exterior aconteceu no primeiro concerto com a presença do pianista António Rosado. “Estamos com um solista fantástico. António Rosado toca connosco pela primeira vez e para os jovens é uma experiência muito boa. Estamos a fazer estágios, ou seja, formação em contexto de trabalho e é uma honra receber o António Rosado e o Ernest Schelle”.