Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Entronização de S.A.R O Senhor Dom Duarte como Cavaleiro da Real Confraria do Vinho Alvarinho - Palácio da Brejoeira (5)

Jornal “A Terra Minhota” de 15 de Julho de 2011, pág. 10


Alvarinho é “um dos melhores vinhos portugueses”

O Duque de Bragança, D. Duarte Pio, defendeu uma maior aproximação a Espanha na cerimónia de Entronização na Real Confraria do Alvarinho. O também deputado na Assembleia da República considera que esta instituição deveria “integrar mais produtores de Alvarinho galegos” numa política de aproximação com os “nossos irmãos separados”. Entronizado como Confrade Honorário, D. Duarte Pio foi um dos 34 novos membros comprometidos com a Real Confraria, na cerimónia realizada no dia 9 de Julho.

“Foi uma cerimónia muito bonita e é um convívio com gente muito interessada nos produtos de qualidade”, dizia o novo Confrade da Real Confraria. Acrescentando que “esta gente tem feito uma promoção muito boa de um dos melhores vinhos portugueses, provavelmente o melhor vinho português”.

D. Duarte Pio acredita que a exportação deve ser a aposta. “Tudo que podermos exportar de bom, devemos fazê-lo, até para compensar a enorme dívida, que os irresponsáveis que nos têm governado conseguiram criar. Receberam centenas de toneladas de ouro da segunda República e milhões da União Europeia para pôr o país na Bancarrota”, constatou o agora deputado da Assembleia da República.

Sem pôr em causa a estrutura política da Galiza, D. Duarte Pio salienta que “não há razão nenhuma para não haver uma maior aproximação entre galegos e portugueses. Nós somos, realmente, povos irmãos. Muito mais próximos até que os castelhanos”.

O grão-mestre da Real Confraria explica que esta nova Entronização, com a presença de D. Duarte, torna a Confraria “duplamente real. A nossa Confraria chamava-se Real pelo Alvarinho, mas agora passa a ser duplamente real, porque temos o D. Duarte como Confrade”, concluiu José Pinheiro. Com mais estes 34 confrades, são já 195 as personalidades, que se comprometem a “fazer tudo em prol do Alvarinho”.

O administrador do Palácio da Brejoeira, que recebeu pela segunda vez uma cerimónia de Entronização, mostrava-se satisfeito. “Receber esta V Entronização é também dar continuidade ao trabalho que estamos a desenvolver no Palácio”, refere Emílio Magalhães, completando que “a entronização de D. Duarte veio honrar a confraria e para nós é um prazer”.

A completar um ano de “portas abertas”, o Palácio da Brejoeira já recebeu mais de 25 mil visitantes. Para o administrador ainda há muito caminho a fazer, apostando na diversificação das iniciativas.