Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 2 de junho de 2006

Assembleia Municipal - Plenário: Dignificação dos Eleitos Locais

MOÇÃO

DIGNIFICAÇÃO DOS ELEITOS LOCAIS

Surgiu no último mês a publicação de um livro de uma figura com responsabilidades políticas a nível nacional, o Sr. Dr. Manuel Maria Carrilho. Antigo ministro da cultura do Partido Socialista e actual deputado à Assembleia da Republica pelo mesmo Partido.
Esse livro, acusa uma agência de informação de vender notícias de primeira página e artigos de opinião, e afirma que este acto é recorrente nas eleições aos diversos municípios.
Segundo o Autor, esta prática é um hábito generalizado.
A ser verdade, condiciona os resultados eleitorais, e põe em causa a idoneidade e o “bom-nome” dos eleitos nacionais e locais, e obviamente dos deputados a esta Assembleia Municipal.
Relembramos que diversos políticos, muitos dos quais vencidos, se queixaram de situações análogas.
Ora, o Partido Popular Monárquico não quer acreditar que os meios de comunicação social, ou melhor, as ditas agências de informação ou outro tipo de lobbies, normalmente usados pelos partidos, sejam coniventes em tais actos criminosos.
E, porque não queremos acreditar, entendemos que só haverá duas possíveis leituras para tais acusações:
1 - Será uma birra de mau perdedor ou interesse em vender mais uns livros à custa da polémica instalada? Será que é “mandando lama para todos os lados”, que se consegue esconder resultados eleitorais menos bons?
Se assim for, debilitada está a nossa democracia com agentes políticos desta natureza. Neste caso, o Dr. Manuel Maria Carrilho deveria retratar-se perante todos os eleitos, e obviamente, também perante esta câmara sob pena de ser responsabilizado se o não fizer.
2 – Ou, será que por detrás deste fumo não existe algum fogo?
É que a existir, de facto, são afirmações muito graves que chocam o “bom-nome” de todas as bancadas parlamentares.
Perante este quadro já velho, é preciso contrariar e quebrar este “ciclo de dizeres e maldizeres da política e de todos políticos”.
Não se pode dizer o que nos vêm à cabeça, acusando tudo e todos a qualquer preço, sem medirmos as consequências implicadas.

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal e Braga.

São ou não são verdadeiras estas afirmações?
Entende o Partido Popular Monárquico, que estas afirmações apesar de carecerem de provas, devem ser analisadas, investigadas e esclarecidas.
São afirmações graves, aliás muito graves, e como tal, mal anda a democracia portuguesa se nada for feito para o seu cabal esclarecimento.
E, neste sentido, deixem-me aqui recordar os velhos ditados: “Quem não sente não é filho de boa gente” e “quem não deve não teme”.
Perante tamanhas deformações da vida política nacional, o Partido Popular Monárquico gostaria que se fizesse uma investigação no sentido de apurar se existiu, em especial no Concelho de Braga, qualquer manipulação dos média que tivesse condicionado o resultado eleitoral.
Acima de tudo, o que mais nos move é preservar o “bom-nome” desta instituição, o nosso “bom-nome” como deputados desta câmara.
Portanto o PPM propõe a esta Assembleia Municipal a seguinte deliberação:
A Assembleia Municipal de Braga propõe às entidades competentes, nomeadamente ao Ministério Público, uma análise exaustiva, que esclareça se houve ou não manipulação ou tráfico de influências dos meios de comunicação social nas eleições autárquicas e, em particular, no Município de Braga.

Tenho dito.

Manuel Beninger
Grupo Municipal do P.P.M.
na Assembleia Municipal de Braga