Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Monarquias (2) - BÉLGICA

A Bélgica tornou-se independente em 1830 (após ter sofrido o domínio dos Francos, dos Habsburgo de Espanha e da Áustria, de Napoleão e dos Países Baixos), tendo como primeiro Rei, Leopoldo I (originário de uma família alemã).

Em 1909, subiu ao trono o Conde Alberto I, tragicamente morto em 1934, a que sucederia Leopoldo III, cujo reinado atravessaria grande controvérsia, devido nomeadamente à capitulação sem condições perante a Alemanha, em Maio de 1940, e que o levaria à abdicação, em 1951, a favor do Rei Balduíno.


Após a morte de Balduíno, em 1993, sem deixar herdeiro, sucedeu-lhe o irmão Alberto II, casado em 1959 com a italiana Paola Di Calabria.


O herdeiro, Príncipe Filipe, nasceu em 1960, tendo casado em 1999 com Mathilde.


O país vive em monarquia constitucional, sofrendo periodicamente as convulsões decorrentes de um território dividido em duas comunidades sócio-linguísticas, a dos Valões (de expressão francesa) e a dos Flamengos.


Os príncipes herdeiros, Filipe e Matilde, acompanhados pelos três filhos mais velhos, Elisabeth, de oito anos, Gabriel, de seis, e Emmanuel, de quatro. A pequena princesa Eleonore, tem um ano.