MOÇÃO
"Pela libertação de Liu Xiaobo"
O Prémio Nobel da Paz de 2010 foi atribuído a Liu Xiaobo, pela luta longa e não violenta dos direitos fundamentais da China.
O Comité Nobel destacou as mais de duas décadas de luta pacífica de Liu pelos direitos humanos e pelas mudanças políticas, que vão desde as manifestações pró-democracia em 1989 na praça de Tiananmen às reformas políticas de que foi subscritor em 2008, estando as mesmas na origem da pena que cumpre atualmente.
Liu Xiaobo é doutorado em Literatura Chinesa. Ensinou numa universidade em Pequim, mas foi banido do ensino oficial pelo seu envolvimento nas manifestações estudantis de 1989, consideradas pelo Governo como "uma rebelião contra-revolucionária".
Depois da repressão do movimento pró-democracia na Praça Tiananmen, esteve preso durante cerca de um ano e meio, até ao início de 1991. Entre 1996 e 1999, foi de novo detido e internado num "campo de reeducação através do trabalho".
Este crítico literário de 54 anos foi condenado em Dezembro passado por um tribunal de Pequim, a 11 anos de prisão por tentar "subverter o Governo".
A União Europeia pediu várias vezes a libertação de Liu Xiaobo, o que não aconteceu.
Assim:
Deverá a Assembleia Municipal de Braga refutar qualquer tipo de regime ditatorial, déspota e opressor, e endereçar à Embaixada da República Popular da China em Portugal o seu mais vivo protesto pela continuada prisão do galardoado Prémio Nobel da Paz Liu Xiaobo.
Manuel Beninger
Grupo Municipal do P.P.M. na Assembleia Municipal de Braga
[Moção aprovado com os votos contra da CDU e abstenção do PS]