Lusa – PPM fala em necessidade de referendo ao sistema republicano
O Partido Popular Monárquico (PPM) considera que «a elevada taxa de abstenção nas presidenciais e a campanha negativa feita pela maioria dos candidatos, demonstra que o actual regime republicano necessita de ser referendado».
O vice-presidente do PPM, Manuel Beninger, defendeu que só assim será possível aos portugueses «escolher entre um sistema monárquico ou um sistema republicano de chefia do Estado».
«O facto de a maioria dos portugueses não ter votado, põe em causa a credibilidade do sistema republicano de chefia do Estado», realçou, citado pela agência Lusa.
Segundo Beninger, há «um número cada vez maior de cidadãos, que se questiona sobre a possibilidade e as vantagens de uma Monarquia Democrática, tal como existe em muitos países europeus». Reiterou a «exigência de alteração da Constituição no sentido de dar aos portugueses a liberdade e o direito de poderem escolher, através de referendo nacional, qual o sistema de chefia do Estado que preferem, se o Monárquico se o Republicano».
«A campanha negra protagonizada por três candidatos contra o professor Cavaco Silva, prova que o regime democrático se vem degradando, levando a que os eleitores se afastem da vida cívica e política», lamentou.
Os resultados eleitorais, nomeadamente o conseguido pelo candidato José Manuel Coelho, «o Tiririca da Madeira ou pelo ex-autarca de Viana do Castelo, Defensor Moura que se limitou a denegrir o actual Presidente da República são um sinal claro da degradação da vida política e dos valores que sempre caracterizaram a Nação portuguesa», concluiu.
Jornal i - PPM: abstenção prova necessidade de referendo ao regime republicano
OBS.: A Bandeira da República do Zimbabué, o último país do ranking 2010 dos "países com qualidade de vida e bem-estar", confunde-se com a imagem de campanha das “Presidenciais 2011” de Cavaco Silva. Lol !