O PPM, há muito que diz que é necessário um entendimento entre os maiores partidos da oposição da nossa esfera política.
Neste contexto, o PPM afirma a necessidade de criação de um movimento político pluripartidário capaz de responder de forma positiva aos portugueses e a Portugal, conforme apelo já feito pelo Drº Paulo Portas, defendendo mesmo a necessidade de reactivar a Aliança Democrática (AD).
O PPM tem uma responsabilidade histórica para com Portugal porque foi um dos quatro partidos que o governou no pós 25 de Abril. Na AD, o PPM teve uma acção política veiculada por Ministros e Secretários de Estado de excelência.
Dada a conjuntura política, económica e social vivida pelo país, continuamos a considerar que é fundamental a criação de uma alternativa política ao Partido Socialista que possa conduzir políticas reformistas e resgatar o país da actual situação de grande debilidade.
Assim, a formação de uma coligação pré-eleitoral que junte o PSD, o CDS-PP e PPM afigura-se como um instrumento fundamental para alcançar a projecção parlamentar necessária.