Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Américo Carneiro toma posse como membro da Academia de Artes e Letras em defesa da Identidade Nacional

Decorreu na passada Sexta-feira, dia 18 de Novembro, a cerimónia solene de tomada de posse dos novos académicos da ALA – Academia de Letras e Artes.

O evento, determinante para o cumprimento do desiderato da ALA de reafirmar a Portugalidade, centrou-se nas personalidades de várias origens e de diversas formações que tomaram posse nas cadeiras da instituição. Das artes às letras, e da participação cívica ao apoio social, a característica comum a todos os empossados é a de um vínculo profundo ao pensamento lusitano, sustentado por uma postura crítica, interventiva e consciente que é, a todos os níveis, essencial para o fomento da nossa Identidade Nacional e, por extensão, para a recriação de uma cidadania saudável.

Discursando em nome dos académicos estrangeiros, a escritora brasileira Drª. Angela Dutra de Menezes salientou as pontes que este acto representa na ligação do Mundo Lusófono e, representando os académicos Nacionais, a Drª. Isabel Miguéis, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, salientou o importante papel representado pela cultura no apoio disponibilizado aos mais carenciados. A encerrar os trabalhos, o Presidente da ALA, Prof. Doutor António de Sousa Lara, proferiu a Oração de Sapiência versando o contributo que a ALA procura dar ao País numa altura em que as dificuldades se avolumam e em que é necessário gerar uma consciência cívica que combata a anomia crescente.

Nesta cerimónia tomaram posse as personalidades seguintes: na classe de letras o Sr. Paulo Machado de Jesus, o Dr. Cristiano Lúcio de Souza, o Professor Doutor Cónego Francisco Villas Boas Senra de Faria Coelho, a Drª. Maria Paula Teixeira de Queiroz de Barros Pinto, o Dr. Tiago da Mota Veiga Moreira de Sá, o Dr. Lourenço Pereira Coutinho, o Dr. Pedro Nuno Raposo Prazeres do Carmo, o Dr. Rui Sousa Dias Rama da Silva, a Drª. Isabel Migueis de Almeida Bouças e o Dr. Roberto Carvalho; na classe de artes o Dr. Fernando de Sousa Brito, D. José Maria da Piedade de Castro de Lencastre e Távora (Marquês de Abrantes) e o Sr. Américo Carneiro. Na classe de Académicos Correspondentes estrangeiros a Drª. Angela Maria Castro Dutra de Menezes, o Dr. Roberto Martín Aranda e o Sr. Juan Ranea y Garcia.

Mesa da Presidência da Academia de Letras e Artes

-O Senhor Chanceler da Academia apresenta os currículos dos novos Membros -

O Presidente da Academia de Letras e Artes, António de Sousa Lara, deputado na Assembleia da República na II Legislatura (1980-83) pelo PPM.

O Senhor Presidente da Academia de Letras e Artes entrega o Diploma e Insígnias a Américo Carneiro (Classe das Artes).

Discursando em nome dos académicos estrangeiros, a Escritora Brasileira Drª. Ângela Dutra de Menezes salientou as pontes que este acto representa na ligação do Mundo Lusófono.

Representando os Académicos Nacionais, a Drª. Isabel Miguéis, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, salientou o importante papel representado pela Cultura no apoio disponibilizado aos mais carenciados.

Ao pintor limiano Américo Carneiro, personalidade de enorme capacidade de intervenção quer a nível cultural, social e político, um grande abraço de PARABÉNS e bem haja.