Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

domingo, 18 de dezembro de 2011

Imperador D. Pedro II falava fluentemente hebraico

D. Pedro II, imperador do Brasil de 1841 a 1889, era conhecido por sua vasta cultura e ampla gama de interesses, dominando diversos idiomas inclusive o hebraico.

Segundo o semanário Há Maguid (O Anunciador), o primeiro a ser editado na Europa em língua hebraica, “D. Pedro falava e escrevia com desenvoltura as línguas europeias e também conhecia bem o hebraico”.

Houve sempre, por parte do imperador brasileiro, profundo interesse em assuntos de cultura geral e científica e extrema dedicação ao estudo de idiomas.

Participava de diversas academias de ciências e letras, tendo sido eleito membro da Academia Francesa e tornando-se imortal.

Continua Há Maguid: “Era membro activo de diversas sociedades científicas na Europa e foi eleito para a Liga dos Quarenta Sábios, em Paris”.

Ainda jovem, D. Pedro II demonstrou especial interesse pela língua hebraica, a qual estudou durante toda a sua vida com afinco, com o auxílio de rabinos e professores judeus em sua pátria e também no exterior.

Há diversos testemunhos quanto ao excelente domínio da língua hebraica a que chegou D. Pedro, incluindo a fala fluente e a redacção criativa.

Ler mais