Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 9 de março de 2012

Confraria do Pão de Ló entroniza Dona Isabel de Bragança

Jornal “Diário do Minho” de 9 de Março, pág. 14

Isabel de Herédia, esposa de D. Duarte Pio de Bragança, pretendente ao trono real de Portugal, vai ser entronizada confrade da Confraria do Pão de Ló Tradicional. A cerimónia integra o segundo capítulo da instituição e decorrerá em Guimarães, no próximo dia 17 deste mês.
Isabel de Herédia destaca-se no conjunto dos cinco novos confrades que serão entronizados no II Capítulo da Confraria do Pão de Ló Tradicional, que decorrerá no próximo dia 17, em Guimarães. «Queremos dignificar Guimarães, cidade eleita este ano para receber este evento e que contará com a presença de sua alteza real D. Isabel Herédia de Bragança, que nos dará a honra e o prazer da sua companhia», revelou Rosário Ferreira, ontem, no decurso da apresentação à imprensa da iniciativa.
Além da esposa de D. Duarte de Bragança, serão entronizados a historiadora vizelense Maria José Meireles, uma docente da Universidade do Minho, um fabricante e uma simpatizante de Ovar.
O programa daquela reunião magna e de confraternização terá início, pelas 11h00, com uma celebração eucarística, na igreja de S. Pedro do Toural, seguindo-se uma receção pelo presidente da Câmara de Guimarães, no Paço dos Duques de Bragança, com discurso de sapiência por Isabel Fernandes, passeio pedonal no centro histórico e um almoço de confraternização. no II Capítulo da Confraria do Pão de Ló Tradicional são esperados cerca de seis dezenas de participantes, oriundos de todo o país, entre os quais se contam os atuais 21 confrades e vários representantes de outras confrarias.
A Confraria Gastronómica do pão de ló Tradicional foi constituída com o objetivo de preservar e promover as receitas tradicionais daquele produto típico português. «Queremos que esta receita tão nossa  do pão de ló permaneça tradicional e resista às tentações mais industriais, salvaguardando este património», sustentou Fátima Salgado, presidente da confraria.
A confraria foi criada por iniciativa da conhecida gastrónoma portuguesa Maria de Lurdes Modesto, em conversa com  Fátima Salgado, proprietária da pastelaria Kibom, que fabrica o famoso bolinhol, o pão de ló especialidade de Vizela.
Os fundadores justificam a criação daquela associação de produtores de pão de ló com a necessidade de conter o processo de massificação que a produção daquela especialidade tem conhecido, valorizando e promovendo o pão de ló tradicional que ainda é confecionado – com ovos, açucar e farinha – em diferentes casas do país, de acordo com receitas familiares preservadas durante gerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário