Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 31 de março de 2012

“Vinhais e a Primeira Incursão Monárquica”

“Enquanto pelo país fora se comemorava o 1.º aniversário da Implantação da República Portuguesa, a 5 de Outubro de 1911, na transmontana vila de Vinhais davam-se vivas à Monarquia e à bandeira azul e branca que, por horas, tremulou no edifício dos Paços do Concelho”.
Já se se encontra disponível nas lojas Book-it de Bragança e Chaves a obra “Vinhais no 1.º Aniversário da República: Primeira Incursão Monárquica”, da autoria de Roberto de Morais Afonso, docente e vereador da Câmara Municipal de Vinhais.


Ao longo de 56 páginas de leitura fácil, acompanhadas por ilustrações da época, fica-se a conhecer a tentativa gorada de restaurar a Monarquia em Portugal. 
“O capitão Paiva Couceiro tinha entrado no distrito de Bragança, vindo de Espanha, acompanhado por um exército com cerca de 1000 homens, decidido a bater-se por um ideal em que acreditava”, escreve o autor num dos momentos chave da obra.
O desfecho não tardaria a acontecer, com a retirada para território espanhol, após quatro dias de confrontos armados em Vinhais, nos Casares e no Pinheiro Velho.
“Era o fim da Primeira Incursão Monárquica na vila de onde tinha partido, anos antes, rumo à capital portuguesa, o militar e professor Manuel Buiça, um dos regicidas do Terreiro do Paço”, recorda Roberto Afonso.
Com capa de Luís Canotilho e prefácio do criminologista e presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores, o livro dá um sério contributo para a História de Vinhais, conforme constata o autarca escalabitano na nota de abertura.


Sem comentários:

Enviar um comentário