Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

Mostrar mensagens com a etiqueta Jantar de Angariação de Fundos - Basílica do Sameiro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Jantar de Angariação de Fundos - Basílica do Sameiro. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O JANTAR DE REIS é notícia na primeira página no Jornal Diário do Minho

abaixo

Evento enche cidade de animação e gastronomia
Jantar de Reis em Braga ajuda obras no Sameiro
O Jantar de Reis vai transformar-se, este ano, num dia de Reis da cidade, que promete encher Braga de animação, cultura e gastronomia, numa iniciativa conjunta da Associação Comercial de Braga, Associação Industrial do Minho, Arquidiocese e Confraria do Sameiro. O saldo do jantar, que se realiza no próximo dia 18, na Colunata do Bom Jesus, será para ajudar a angariar os cerca de 300 mil euros que faltam para pagar a reparação do telhado da Basílica do Sameiro, que representou um investimento de 550 mil euros.

Evento no dia 18 angaria verbas para Basílica do Sameiro
Jantar de Reis enche cidade de animação e gastronomia.
O Jantar de Reis vai transformar-se este ano num “dia de Reis da cidade, que promete encher Braga de animação, cultura e gastronomia, numa iniciativa conjunta da Associação Comercial de Braga, da Associação Industrial do Minho, da Arquidiocese e da Confraria do Sameiro.
O saldo da iniciativa, que se realiza no próximo dia 18, será para ajudar a angariar os cerca de 300 mil euros que faltam para saldar a reparação do telhado da Basílica, que representou um investimento de 550 mil euros. O jantar terá lugar na Colunata de Eventos do Bom Jesus, com 400 pessoas e representantes de cerca de 40 confrarias báquicas e gastronómicas de todo o país, pretendendo também destacar a candidatura do monumento a património mundial.
O Jantar de Reis de Braga, que começou há cinco anos, tendo como mentores os responsáveis da causa monárquica, pretende tornar-se nesta edição «num evento de todos e para todos, sem conotações partidárias», cujo objetivo é ser «o mais abrangente possível e fazer com que Braga ganhe com ele», afirmou ontem, em conferência de imprensa, Sílvia Oliveira. Falando no Museu Pio XII, esta responsável da organização adiantou que o evento tem já confirmadas as presenças do Arcebispo D. Jorge Ortiga, do edil Ricardo Rio, de D. Duarte Pio e Dona Isabel da Casa de Bragança e da Duquesa do Cadaval, entre muitas outras personalidades que se associam a esta ação de «promoção comercial e turística dos produtos e da cultura portuguesa e ao contributo solidário para com a Basílica do Sameiro».
O programa completo do dia – que será revelado em breve – vai incluir uma tarde cheia de animação, artesanato e diversas provas gastronómicas, com objetivo de fazer dos Reis um grande evento de promoção do comércio e de dinamização do centro da cidade.
A iniciativa fomentará um roteiro por vários espaços museológicos, como o Museu Pio XII, o Museu dos Biscainhos e, eventualmente, o Nogueira da Silva e o GNRation, onde decorrerão provas de bolo rei, pão de ló, a apresentação de doces conventuais e do pudim Abade de Priscos, sempre acompanhados por provas de vinho verde. A Adere-Minho também proporcionará uma exposição de artesanato certificado, para além do fumeiro e do pão de milho.
O evento tem como particularidade o facto de ser «organizado de forma graciosa», em que todos os grupos participantes o fazem sem qualquer custo, estando prevista, entre outros, a atuação do Grupo Gonçalo Sampaio, Orfeão de Braga, Coro dos Antigos Alunos da Escola Comercial, Orfeão de Merelim, Sons da Suévia, percursão da ARCUM, Zés-Pereiras de Barcelinhos, Cabeçudos da Ida e Volta, Rancho Folclórico Infantil-Juvenil de Gavião, Banda do Galo de Barcelos, Orquestra Sinfonieta de Braga, Rancho Folclórico de Martim e do Coro Infantil e Juvenil de Esporões. Ao jantar propriamente dito haverá ainda a participação dos cantores Zé Perdigão e Hugo Torres, do grupo de fados Alma de Coimbra e de um quarteto da Escola Superior de Música de Aveiro.
Na apresentação da iniciativa, o Cónego José Paulo Abreu, presidente da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, agradeceu aos promotores «o contributo que pretendem dar para esta causa solidária, que visa garantir o pagamento do restauro do telhado da Basílica», lembrando que este «é um património de todos, da cidade de Braga, e uma referência nacional e internacional». Assim, cada participante é chamado a contribuir com “25 telhas”, por um jantar a que juntam um leilão e a venda de rifas, tudo com vista a ajudar a angariar os 300 mil euros, que ainda faltam para saldar a obra já realizada.

O JANTAR DE REIS é notícia no Jornal Correio do Minho


abaixo
Jantar de Reis ajuda a pagar obras do telhado do Sameiro
INICIATIVA decorre no próximo dia 18 no Bom Jesus, mas é antecedida de várias actividades marcadas para o centro da cidade. D. Duarte de Bragança e esposa são os convidados de honra.

Mais de 400 pessoas são esperadas, no próximo dia 18, no Bom Jesus, para participarem no Jantar de Reis. Entre elas estão os duques de Bragança, D. Duarte Pio e D. Isabel de Bragança.
A iniciativa, organizada pela sociedade civil bracarense, conta com o apoio da Associação Comercial de Braga (ACB), da Associação Industrial do Minho (AIMinho), da Arquidiocese de Braga e da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro (CNSS).
O jantar tem como finalidade a promoção da cultura portuguesa e uma vertente solidária.
“Nele promoveremos os produtos portugueses locais, com a presença de confrarias portuguesas. Também porque o momento histórico que temos vivido de há uns anos para cá nos tem pedido mais união e cooperação. O Jantar de Reis tem como segundo objectivo a solidariedade apoiando, este ano, a recuperação do telhado da Basílica de Nossa Senhora do Sameiro”, disse Sílvia Oliveira, da organização do jantar. Para tal, cada conviva terá de desembolsar ’25 telhas’.
Além do jantar, está prevista animação durante todo o dia no centro da cidade, desde provas de vinhos, a exposições de artesanato e doçaria , passando pela actuação de vários grupos de dança e música.
Um programa que, segundo Macedo Barbosa, presidente da ACB, permite ao evento “afirmar-se como um expoente da nossa cultura” e mostrar aos turistas “o que de melhor existe em Braga e em Portugal”.
No que diz respeito à AIMinho, Gil Carvalho referiu que a iniciativa “tráz grande visibilidade ao território a nível económico, social e cultural.” Gil Carvalho disse, ainda, que o jantar de Reis vai servir, também, “para sensibilizar os industriais para a importância da recuperação do nosso património.”
E são precisamente os empresários que mais têm contribuído para a realização do evento.
“O jantar vai ser barato porque temos tido o contributo de muitas empresas”, afirmou João Russell, da CNSS.
De acordo com o Cónego José Paulo Abreu, presidente da CNSS, até ao momento foram angariados cerca de 230 mil dos 550 mil euros que custaram as obras de reparação da Basílica do Sameiro.
A CNN espera, com a realização do jantar, obter o máximo de verbas possíveis, até porque “há pessoas que não participam no jantar, mas que fazem questão de deixar a sua contribuição”, disse o Cónego José Paulo Abreu.
A organização espera, ainda, que este jantar possa dar mais dinamismo à candidatura do Bom Jesus a Património da Humanidade, por parte da UNESCO.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ECOS DO SAMEIRO

Na memória tenho ainda o jantar de beneméritos da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, ocorrida no Sameiro Eventos, no pretérito dia 9 deste mês de Março. Tudo estava um primor. Bem preparado. Bem organizado.

Os comensais comportaram-se lindamente. Que bonito ambiente, que noite agradável. E quanta generosidade por parte de todos os presentes.
Sinto o coração cheio de gratidão, a quem preparou, a quem colaborou, a quem participou, a quem contribuiu.
Acredito que a Mãe me ouve. E, de acordo com as minhas preces, irá recompensar abundantemente a todos quantos tornaram essa noite inesquecível.
Obrigado, obrigado, obrigado!

Em nome de toda a Confraria, o Presidente
Cónego José Paulo de Abreu

sexta-feira, 16 de março de 2012

PRIMEIRAS FOTOS: Jantar de angariação de fundos para as obras na Basílica de Nossa Senhora do Sameiro

Artur Martins Azevedo, presidente do Conselho de Administração da FRICON e D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga
Engº Varandas, presidente da Confraria do Bom Jesus e Drº António Marques, presidente da Associação Industrial do Minho
Sílvia Oliveira e Clara Paredes Castro
Engª Cristiana Reis, Drº Fernando de Sá Menezes e Drª Maria José Saraiva
José Antunes, Fátima Dias, Carlos Jerónimo, Ana Precioso, Álvaro Freitas, José Alberto e Maria do Sameiro
D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, Drº Bernardo Ferreira Reis, Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Braga e Drº António Marques, Presidente da Associação Industrial do Minho
D. Jorge Ortiga com os organizadores do evento, Luís Rufo, Manuel Beninger e Sílvia Oliveira
Artur Martins Azevedo, presidente do Conselho de Administração da FRICON, Isabel Beninger, Margarida Rosário e Carlos Teixeira
Os organizadores do evento e o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Braga Drº Bernardo Ferreira Reis.
Adolfo Burbon, Filipa Freire de Andrade, Vicente de Paiva Brandão, Fátima Torres, Gabriela Alves da Silva e José Vaz de Almada
Cónego Doutor José Paulo Abreu, Vigário Geral e Deão da Sé de Braga
Sua Exa. Revma. o Sr. D. Jorge Ortiga – Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas
Alocuções finais de D. Jorge Ortiga
No final do jantar foram leiloadas várias obras de arte