Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

Mostrar mensagens com a etiqueta Conferência de Imprensa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Conferência de Imprensa. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Jantar de Reis Braga 2014 irá dinamizar o centro da cidade



O Jantar de Reis 2014, que vai na sua 5ª edição, está marcado para o dia 18 de janeiro. Os organizadores decidiram levar o evento para a comunidade a fim de dinamizar o centro da cidade de Braga, animando durante o período da tarde até à hora do jantar que terá lugar este ano na Colunata do Bom Jesus do Monte pelas 20 horas, local escolhido por ser candidato a património da humanidade pela UNESCO e que contará com a presença de Dom Duarte e de sua esposa D. Isabel de Bragança, o Arcebispo Dom Jorge Ortiga, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio e da Duquesa de Cadaval.
Este evento está a ser organizado pela Associação Comercial de Braga, a Associação Industrial do Minho, a Arquidiocese de Braga e a Confraria do Sameiro.
Sílvia Oliveira do Partido Popular Monárquico e uma das responsáveis pelo evento afirmou que "O Jantar de Reis Braga 2014 é um acontecimento na cidade de Braga tendo como objetivos a promoção da cultura portuguesa, promover os produtos portugueses locais com a presença das Confrarias Portuguesas, tanto gastronómicas como báquicas, para além de outros de cariz muito diversificado. Este ano o jantar tem como segundo objetivo a solidariedade, apoiando este ano de 2014, a recuperação do telhado da basílica da Nossa Senhora do Sameiro."
"Neste contexto de crescimento e organização comunitária, o Jantar de Reis 2014 levará todo o seu dinamismo para o centro da cidade de Braga, animando durante o período da tarde com um programa denso, que terá mostras e provas do melhor que temos, nomeadamente uma prova de vinho verde, pela Confraria de Vinho Verde, que contará com a presença do enólogo da Sogrape, do Engenheiro Manuel Vieira, uma exposição de artesanato certificado da Adere-Minho, para além do fumeiro e do pão de milho. Também teremos uma mostra e prova da nossa doçaria tradicional, estando presentes a Confraria do Pudim Abade de Priscos e a Confraria do Pão-de-Ló tradicional, para além do bolo-rei e de todos os doces inovadores que de forma muito empreendedora se confeccionam na cidade de Braga hoje, acompanhadas de vinho moscatel.", frisou ainda Sílvia Oliveira.
Para além dessas provas, irá ser lançado um doce conventual, "As Viúvas", pela Doçaria de S. Vicente, com o apoio e investigação do Mosteiro de Tibães, que trouxe um doce do ex-convento dos Remédios em Braga, cuja origem remonta para os anos de 1670-1690.
Segundo Manuel Beninger do PPM e responsável do evento, está previsto para o dia 18 quatro espaços onde se poderão fazer a prova de bolo-rei no Museu dos Biscaínhos, a prova de pão-de-ló no Museu Pio XII, a prova do pudim Abade de Priscos num espaço onde o espaço ainda não foi escolhido e vinho verde nos quatro espaços, sendo ainda o Museu Nogueira da Silva e o GNRation espaços escolhidos mas que ainda estão a ultimar.
Para além dos momentos gastronómicos e vinho, a animação musical irá também marcar o dia com a presença de inúmeros grupos tradicionais de Braga e da região do Minho.
No momento do jantar, irá atuar o cantor nacional Zé Perdigão, o cantor local Hugo Torres, o grupo Alma de Coimbra e o quarteto da Escola Superior de Música do Porto.
"A Associação Comercial de Braga também se associa a este evento e integra este ano o grupo de instituições da nossa cidade que está a promover o jantar de reis de Braga dando o seu contributo para o enriquecimento do programa e animação associado a esta iniciativa. Para além da divulgação do evento que estamos a desenvolver juntos pelo comércio de Braga vamos promover em vários espaços culturais de referência da nossa cidade, atividades de divulgação da nossa gastronomia, dos nossos vinhos e tradições musicais, criando-se um ambiente propício à atração de visitantes e consumidores para o centro da nossa cidade. Entendemos que este evento anual na cidade de Braga que se deve afirmar como um dos expoentes máximos da afirmação da nossa identidade cultural da nossa economia e comunidade coesa e solidária. Braga dispõe de uma excelente oferta comercial, turística e cultural. Nesta cidade os turistas e visitantes encontram o que de melhor existe em Portugal no que respeita à gastronomia regional, aos vinhos verdes, à pastelaria, entre outros. Os eventos geram fluxo turísticos decisivos para o crescimento da nossa economia e também para a sustentabilidade de emprego na nossa região. Queremos que a nossa cidade e região seja um exemplo também na oferta turística como tem sucedido em termos de afirmação da nossa oferta comercial em geral. Este evento tem vindo a criar o seu espaço em Braga.", afirmou o Presidente da Associação Comercial de Braga, Domingos Barbosa.
O jantar terá um custo de 25 euros, que reverte para a ajuda da obra do telhado da Basílica do Sameiro e poderão fazer a inscrição até dia 13 de Janeiro na Associação Comercial de Braga, na Arquidiocese de Braga ou Confraria do Sameiro, na Associação Industrial do Minho, na Casa das Estampas do Santuário do Sameiro ou através dos e-mails geral@museupioxii.com e manuel.beninger@gmail.com.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O JANTAR DE REIS é notícia na primeira página no Jornal Diário do Minho

abaixo

Evento enche cidade de animação e gastronomia
Jantar de Reis em Braga ajuda obras no Sameiro
O Jantar de Reis vai transformar-se, este ano, num dia de Reis da cidade, que promete encher Braga de animação, cultura e gastronomia, numa iniciativa conjunta da Associação Comercial de Braga, Associação Industrial do Minho, Arquidiocese e Confraria do Sameiro. O saldo do jantar, que se realiza no próximo dia 18, na Colunata do Bom Jesus, será para ajudar a angariar os cerca de 300 mil euros que faltam para pagar a reparação do telhado da Basílica do Sameiro, que representou um investimento de 550 mil euros.

Evento no dia 18 angaria verbas para Basílica do Sameiro
Jantar de Reis enche cidade de animação e gastronomia.
O Jantar de Reis vai transformar-se este ano num “dia de Reis da cidade, que promete encher Braga de animação, cultura e gastronomia, numa iniciativa conjunta da Associação Comercial de Braga, da Associação Industrial do Minho, da Arquidiocese e da Confraria do Sameiro.
O saldo da iniciativa, que se realiza no próximo dia 18, será para ajudar a angariar os cerca de 300 mil euros que faltam para saldar a reparação do telhado da Basílica, que representou um investimento de 550 mil euros. O jantar terá lugar na Colunata de Eventos do Bom Jesus, com 400 pessoas e representantes de cerca de 40 confrarias báquicas e gastronómicas de todo o país, pretendendo também destacar a candidatura do monumento a património mundial.
O Jantar de Reis de Braga, que começou há cinco anos, tendo como mentores os responsáveis da causa monárquica, pretende tornar-se nesta edição «num evento de todos e para todos, sem conotações partidárias», cujo objetivo é ser «o mais abrangente possível e fazer com que Braga ganhe com ele», afirmou ontem, em conferência de imprensa, Sílvia Oliveira. Falando no Museu Pio XII, esta responsável da organização adiantou que o evento tem já confirmadas as presenças do Arcebispo D. Jorge Ortiga, do edil Ricardo Rio, de D. Duarte Pio e Dona Isabel da Casa de Bragança e da Duquesa do Cadaval, entre muitas outras personalidades que se associam a esta ação de «promoção comercial e turística dos produtos e da cultura portuguesa e ao contributo solidário para com a Basílica do Sameiro».
O programa completo do dia – que será revelado em breve – vai incluir uma tarde cheia de animação, artesanato e diversas provas gastronómicas, com objetivo de fazer dos Reis um grande evento de promoção do comércio e de dinamização do centro da cidade.
A iniciativa fomentará um roteiro por vários espaços museológicos, como o Museu Pio XII, o Museu dos Biscainhos e, eventualmente, o Nogueira da Silva e o GNRation, onde decorrerão provas de bolo rei, pão de ló, a apresentação de doces conventuais e do pudim Abade de Priscos, sempre acompanhados por provas de vinho verde. A Adere-Minho também proporcionará uma exposição de artesanato certificado, para além do fumeiro e do pão de milho.
O evento tem como particularidade o facto de ser «organizado de forma graciosa», em que todos os grupos participantes o fazem sem qualquer custo, estando prevista, entre outros, a atuação do Grupo Gonçalo Sampaio, Orfeão de Braga, Coro dos Antigos Alunos da Escola Comercial, Orfeão de Merelim, Sons da Suévia, percursão da ARCUM, Zés-Pereiras de Barcelinhos, Cabeçudos da Ida e Volta, Rancho Folclórico Infantil-Juvenil de Gavião, Banda do Galo de Barcelos, Orquestra Sinfonieta de Braga, Rancho Folclórico de Martim e do Coro Infantil e Juvenil de Esporões. Ao jantar propriamente dito haverá ainda a participação dos cantores Zé Perdigão e Hugo Torres, do grupo de fados Alma de Coimbra e de um quarteto da Escola Superior de Música de Aveiro.
Na apresentação da iniciativa, o Cónego José Paulo Abreu, presidente da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, agradeceu aos promotores «o contributo que pretendem dar para esta causa solidária, que visa garantir o pagamento do restauro do telhado da Basílica», lembrando que este «é um património de todos, da cidade de Braga, e uma referência nacional e internacional». Assim, cada participante é chamado a contribuir com “25 telhas”, por um jantar a que juntam um leilão e a venda de rifas, tudo com vista a ajudar a angariar os 300 mil euros, que ainda faltam para saldar a obra já realizada.

O JANTAR DE REIS é notícia no Jornal Correio do Minho


abaixo
Jantar de Reis ajuda a pagar obras do telhado do Sameiro
INICIATIVA decorre no próximo dia 18 no Bom Jesus, mas é antecedida de várias actividades marcadas para o centro da cidade. D. Duarte de Bragança e esposa são os convidados de honra.

Mais de 400 pessoas são esperadas, no próximo dia 18, no Bom Jesus, para participarem no Jantar de Reis. Entre elas estão os duques de Bragança, D. Duarte Pio e D. Isabel de Bragança.
A iniciativa, organizada pela sociedade civil bracarense, conta com o apoio da Associação Comercial de Braga (ACB), da Associação Industrial do Minho (AIMinho), da Arquidiocese de Braga e da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro (CNSS).
O jantar tem como finalidade a promoção da cultura portuguesa e uma vertente solidária.
“Nele promoveremos os produtos portugueses locais, com a presença de confrarias portuguesas. Também porque o momento histórico que temos vivido de há uns anos para cá nos tem pedido mais união e cooperação. O Jantar de Reis tem como segundo objectivo a solidariedade apoiando, este ano, a recuperação do telhado da Basílica de Nossa Senhora do Sameiro”, disse Sílvia Oliveira, da organização do jantar. Para tal, cada conviva terá de desembolsar ’25 telhas’.
Além do jantar, está prevista animação durante todo o dia no centro da cidade, desde provas de vinhos, a exposições de artesanato e doçaria , passando pela actuação de vários grupos de dança e música.
Um programa que, segundo Macedo Barbosa, presidente da ACB, permite ao evento “afirmar-se como um expoente da nossa cultura” e mostrar aos turistas “o que de melhor existe em Braga e em Portugal”.
No que diz respeito à AIMinho, Gil Carvalho referiu que a iniciativa “tráz grande visibilidade ao território a nível económico, social e cultural.” Gil Carvalho disse, ainda, que o jantar de Reis vai servir, também, “para sensibilizar os industriais para a importância da recuperação do nosso património.”
E são precisamente os empresários que mais têm contribuído para a realização do evento.
“O jantar vai ser barato porque temos tido o contributo de muitas empresas”, afirmou João Russell, da CNSS.
De acordo com o Cónego José Paulo Abreu, presidente da CNSS, até ao momento foram angariados cerca de 230 mil dos 550 mil euros que custaram as obras de reparação da Basílica do Sameiro.
A CNN espera, com a realização do jantar, obter o máximo de verbas possíveis, até porque “há pessoas que não participam no jantar, mas que fazem questão de deixar a sua contribuição”, disse o Cónego José Paulo Abreu.
A organização espera, ainda, que este jantar possa dar mais dinamismo à candidatura do Bom Jesus a Património da Humanidade, por parte da UNESCO.

Conferência de imprensa de apresentação do JANTAR DE REIS BRAGA 2014

D. Deão da Sé de Braga, Cónego Doutor José Paulo de Abreu - Arquidiocese de Braga, João Russell - Confraria do Sameiro, Sílvia Oliveira, Manuel Beninger, Domingos Macedo Barbosa - Presidente da ACB, Eng. Gil Carvalho – Associação Industrial do Minho.

domingo, 14 de abril de 2013

Conferência de imprensa PPM Vila do Conde - 15 de Abril, 11h00



O Partido Popular Monárquico irá realizar uma conferência de imprensa no próximo dia 15 de Abril (segunda-feira) pelas 11H00, na Biblioteca Municipal de Vila do Conde, tendo em vista a participação do partido nas próximas eleições autárquicas concelhias.
Contará com a presença do seu vice-presidente Manuel Beninger.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PPM quer "voltar a levar as pessoas para o campo"

O Partido Popular Monárquico (PPM) realizou uma acção de campanha em Vila Real para apresentar as suas ideias. O cabeça de lista do PPM pelo círculo distrital de Vila Real, Manuel Sampayo, defendeu que “é fundamental que o Estado Português incentive a população para a produção agrícola”.

“O objectivo principal da nossa candidatura é voltar a levar as pessoas para o campo, para que estas não se tornem dependentes das grandes superfícies”, afirmou Manuel Sampayo. O vice-presidente nacional do PPM, Manuel Beninger, responsabiliza o Estado Português pela actual situação portuguesa que acredita ser “fruto destes últimos anos de governos socialistas, republicanos e laicos que têm conduzido Portugal a uma rua sem fim, sem moral, sem princípios e sem ética”.

O responsável reforçou a ideia de que Vila Real tem de “incentivar os agricultores para que produzam em Portugal, incentivar os jovens a regressar ao campo e dar um futuro aos desempregados, demonstrando que o campo é uma solução”. O PPM apresenta três premissas fundamentais pelas quais orientam a sua campanha: a moral, a agricultura e a família. “No distrito de Vila Real, o objectivo passa por transmitir esses valores”, afirmou Manuel Beninger.

O PPM quer também “uma constituição mais democrática do que aquela que temos”. “Queremos que o topo da pirâmide da democracia portuguesa, que é o Chefe de Estado, seja isento e que não seja fruto desta ‘partidarite’ que existe em Portugal”, defendeu o vice-presidente. Com este tipo de acções de campanha, Manuel Sampayo espera que “pelo menos as pessoas oiçam o que o PPM tem para dizer”.

Fonte: Notícias de Vila Real

sábado, 19 de junho de 2010

Coligação "Juntos por Braga" promoveu encontro de autarcas

A Coligação “Juntos por Braga” promoveu mais um encontro de autarcas, evento muito participado e marcado por um vivo debate, que abordou problemáticas diversas relacionadas com o concelho e com o dia-a-dia das freguesias.

Este encontro, presidido por Ricardo Rio, vereador e cabeça de lista à Câmara Municipal de Braga nas últimas autárquicas, contou com a presença dos presidentes de Junta de Freguesia eleitos pela Coligação, os cabeça de lista das restantes freguesias, os restantes vereadores da Câmara e os responsáveis concelhios dos partidos que integram a coligação – João Granja do PSD, Manuel Rocha do CDS/PP e Manuel Beninger do PPM.

domingo, 11 de julho de 1993

Jornal Correio do Minho: Conselho Nacional definiu posições

PPM QUER "ALARGAR COLABORAÇÃO" COM O PSD NAS AUTÁRQUICAS

O Partido Popular Monárquico (PPM) pretende "manter e alargar a colaboração com o PSD" em Braga, tanto para a Câmara como para a Assembleia Municipal - disse ontem o presidente do Directório daquele partido, Nuno Cardoso da Silva, em conferência de Imprensa, no final da reunião do Conselho Nacional do PPM, em Braga. Recordou a propósito que a "colaboração" com os sociais-democratas se "traduziu" na eleição de três elementos para a Assembleia Municipal e um outro para o elenco da Câmara Municipal que entretanto veio a falecer.

Nuno Cardoso da Silva admitiu também que, se tal "colaboração" não for possível, o PPM concorrerá "sozinho" em Braga. O mesmo responsável revelou que foi constituída uma comissão específica para as autárquicas, incluindo António Machado, Sá Menezes e Manuel Beninger.

quarta-feira, 2 de dezembro de 1992

Jornal Diário do Minho: PPM propõe Frente Alargada contra actual maioria na Câmara

A um ano das próximas eleições autárquicas, o PPM propõe a constituição de uma frente alargada a toda a oposição, contra a actual maioria socialista da Câmara Municipal de Braga, tendo em vista quebrar o ciclo vicioso e viciado instalado, afirmou ontem em Braga Manuel Beninger.
O presidente da Comissão Nacional da Juventude Monárquica falava em conferência de Imprensa destinada a abordar as eleições autárquicas do próximo ano e o dia da Restauração.

Beninger referiu que a gestão socialista tem vindo a comprometer em muitos aspectos, particularmente no que respeita ao crescimento urbanístico, cada vez mais dependente dos negócios particulares do que do interesse público e colectivo.

Para o dirigente do PPM é necessário mudar este estado de coisas, e seria benéfico e possivel construir uma lista de cidadãos unidos, sobretudo pela vontade de servir Braga, que fizessem frente ao Partido Socialista bracarense.

Esta iniciativa que não é fácil, passaria pelo "apagamento" assumido dos restantes partidos e seria um mandato de transição, baseado num programa de compromisso entre os vários partidos, referiu Manuel Beninger.

O presidente da JM disse ainda, que caso esta frente partidária não se concretize, apresentará uma lista própria às próximas eleições para a Autarquia de Braga.

Beninger noticiou com satisfação que o Directório Nacional do Partido Popular Monárquico, entregou aos jovens monárquicos a pasta de liderança para as próximas autárquicas.

Falando sobre o dia da Restauração que hoje se comemora afirmou que é necessário reflectir sobre o drama do povo de Maubere; exigir uma acção mais protagonizada de Portugal para a autodeterminação do povo de Cabinda e tomar uma posição inequívoca em relação à projectada União Política Europeia.

O PPM condena, veementemente, a ocupação Indonésia do território de Timor-Leste e defende o apoio material claro de Portugal à resistência com meios militares, o embargo comercial de Portugal à Austrália, da CEE à Indonésia e a deslocação do secretário Geral da ONU `*a região na procura de uma solução, que garanta o direito do povo de Timor, entre outros.

Manuel Beninger diz que o Governo português está a pôr em causa a sua neutralidade na condução do processo de paz em Angola, quando tem vindo a apoiar, objectivamente, quer interna quer externamente, o MPLA.

Quanto à União Política Europeia, o presidente da JM, entende que esta ofende as legítimas aspirações do povo português que sempre manifestou os mais nobres sentimentos de Liberdade e Independência e nunca se pronunciou sobre esta união.

Manuel Beninger propôs a realização de um vasto debate sobre a União política e a posterior realização de um plebiscito onde todos nos possamos pronunciar sobre tão grave decisão.

Quanto ao dia da Restauração, onde hoje se comemora, referiu que a Monarquia continua a ser a melhor forma de assegurar a soberania popular e defendeu a revisão constitucional que impede a alteração da forma republicana de governo, impossibilitando a realização de um referendo para o povo português escolher entre República e a Monarquia.

terça-feira, 1 de dezembro de 1992

Jornal Correio do Minho: PPM defende "frente alargada" contra gestão socialista da Câmara

O PPM defendeu ontem a "constituição de uma frente alargada a toda a oposição", nas próximas eleições autárquicas, "contra a actual maioria socialista da Câmara Municipal de Braga.
Manuel Beninger, presidente da Comissão Nacional da Juventude Monárquica, garantiu, em conferência de imprensa, "que seria possível constituir uma lista de cidadãos que, unidos sobretudo pela vontade de servir Braga, fizessem frente ao Partido Socialista de Braga".

A proposta, que o próprio Beninger admitiu poder "parecer Bizarra", "passaria, naturalmente, pelo "apagamento" assumido dos restantes partidos, que teriam de abdicar de uma intervenção mais protagonizada" nas eleições de Dezembro do próximo ano.

O líder da Juventude Monárquica explicou que o mandato desta "Frente" seria "de transição, baseado num programa de compromisso entre os vários partidos".

Manuel Beninger não hesitou em propor este acordo alargado a todos os partidos, do PCP ao CDS.

Se tal acordo alargado não se concretizar, o PPM avançará com uma lista própria nas "autárquicas" de 1993. Manuel Beninger considerou ontem que, no próximo ano, não se coloca a hipótese de um acordo dos monárquicos com o PSD, como aconteceu nas eleições autárquicas de 1989.

Para o PPM, "a gestão socialista tem vindo a comprometer, em muitos aspectos, o desenvolvimento harmonioso e equilibrado do nosso conselho, muito particularmente no que respeita ao crescimento urbanístico".



LÍDER AUSENTE



A Comissão Política Concelhia da Juventude Monárquica convocou a comunicação social para a conferência de imprensa para falar das comemorações do 1º de Dezembro, de assuntos de âmbito internacional, nacional e regional, na qual estaria presente o presidente do PPM, Nuno Cardoso da Silva. As habituais "razões de ordem pessoal" foram apontadas como justificação para a ausência do líder dos monárquicos do encontro com os jornalistas.

Considerando que comemorar o dia da "restauração" é também reflectir sobre o drama do povo maubere que em Timor vive a aflição da impossibilidade de sentir a Liberdade e afirmar a sua independência. O PPM de Braga defende que Portugal deve propor ao Conselho de Segurança das Nações Unidas a condenação enérgica da ditadura militar do regime indonésio.

Comemorar o dia da Restauração é também para o PPM "exigir uma acção mais protagonizada de Portugal em relação à autodeterminação do povo de Cabinda" e "tomar uma posição inequívoca em relação à projectada União Política Europeia que contrarie a negação da soberania nacional em detrimento de uma Europa culturalmente heterogénea".

Três séculos e meio após a Restauração da Independência, o PPM continua a defender que "a Monarquia continua a ser a melhor forma de assegurar a vontade popular, pela independência, imparcialidade e participação das instituições representativas que só o Rei garante".