Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 3 de junho de 2011

PPM defende escola pública sem doutrinação republicana


PPM defende escola pública sem doutrinação republicana

O Partido Popular Monárquico entende que a escola pública deve ser “desparasitada” de qualquer doutrinação republicana. De acordo com o líder do PPM em Braga e candidato a deputado, Manuel Beninger, as escolas públicas não cumprem aquilo que diz a Constituição.

Citando o seu Artigo 43.º (Liberdade de aprender e ensinar), alínea 2, “O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes filosóficas, estéticas, políticas”, o dirigente monárquico entende que, a actual escola pública não cumpre os preceitos da lei fundamental.

Considerando que a escola pública é paga por todos os contribuintes, independentemente das suas preferências ideológicas; que o ensino em Portugal é, na prática, um monopólio do Estado que não permite, sobretudo às famílias com menos recursos, a livre escolha sobre o tipo de ensino ou ideologia subjacente; considerando ainda que qualquer tentativa do Estado em formar ideologicamente as gerações vindouras (que frequentam a escola pública) é, uma prática totalitária; o PPM vem exigir ao Estado para que faça cumprir a sua Constituição e se abstenha de promover a doutrinação republicana.

Jornal “Diário do Minho” de 3 de Junho, pág. 12