Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quinta-feira, 20 de abril de 2006

Assembleia Municipal - Plenário: Planear Acções de Poupança de Água

MOÇÃO

PLANEAR ACÇÕES DE POUPANÇA DE ÁGUA

O P.P.M., como primeiro partido com preocupações ambientais e ecológicas no nosso País, vê com grande preocupação a utilização dos recursos hídricos, na nossa cidade, de forma muitas vezes desnecessárias.
É fácil verificar que e apesar de algumas campanhas de sensibilização, muito há a fazer de forma a evitar gastos desnecessários.
Um exemplo disso é a rega de jardins efectuada por aspersores que são ligados muitas vezes em horas desapropriadas quando o calor é mais intenso sem grande efeito e com grande gasto.
Outro exemplo a ser apontado, é a quase inexistência de rega gota-a-gota que além de maior poupança de água provoca uma rega mais produtiva.
Outras das situações a trabalhar é a sensibilização para a existência de materiais que conseguem reduzir o consumo de água em sanitários e que vão desde os autoclismos, às torneiras temporizadas, etc., etc.…
Como estes exemplos, poderíamos citar diversas situações em que é possível diminuir a factura da água poupando dinheiro e ganhando qualidade de vida para um futuro próximo.
Parte de todos os munícipes a utilização racional da água mas é à autarquia que compete ser a primeira a dar o exemplo e a transmitir essa sensibilização.
Ora, o P.P.M., considera que as autarquias têm o dever pedagógico para com os seus munícipes devendo por isso, ser dispendido algum do tempo e verbas para evitar a médio e longo prazo, os maus hábitos na utilização desse bem precioso a quem já chamam o petróleo do Séc. XXI.
Neste sentido, entendemos que a autarquia deverá criar depósitos, para aproveitamento das muitas águas perdidas, como é o caso das fontes públicas e de diversas nascentes existentes na cidade, que vão directas para os colectores pluviais, podendo as mesmas serem utilizadas em sistema de rega dos espaços verdes.
Como exemplo, podemos indicar as nascentes das Sete Fontes, as Fontes de Fraião e a Passagem Hidráulica no Vale de Lamaçães.

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal e Braga.

O P.P.M. propõe que a Assembleia Municipal de Braga recomende ao executivo municipal o planear de acções que possam ser levadas a cabo de forma a permitir que num futuro próximo, Braga seja um exemplo da poupança de água a nível nacional.
Sabemos bem, que este tipo de campanhas não tem resultados eleitorais, também consideramos que é possível existir um consenso entre os diversos partidos políticos com assento nesta câmara para que haja uma planificação mais eficaz na poupança e gestão dos recursos hídricos da nossa cidade.

Tenho dito.

Manuel Beninger
Líder do Grupo Municipal do P.P.M.
na Assembleia Municipal de Braga