Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Jornal Diário do Minho: AM aprovou serviço contra endividamento

A Assembleia Municipal de Braga aprovou por unanimidade, na sua última reunião, a criação de um serviço especializado de apoio aos consumidores e de prevenção do sobreendividamento. O serviço deverá ser disponibilizado de forma gratuita, inserido no Gabinete do Munícipe em estreita colaboração com a Federação Nacional das Cooperativas de Consumidores (FENACOOP) e a Deco.
A proposta, que foi apresentada na Assembleia pelo deputado do PPM, Manuel Beninger, obteve a adesão dos eleitos de todos os partidos, tendo contado com os votos favoráveis do PS, ao contrário do que havíamos noticiado. Segundo o seu subscritor, o principal objectivo "não é que a autarquia resolva os problemas, pois essa não é da sua competência, mas que "passe a fazer o encaminhamento das pessoas para instituições que as possam auxiliar no seu caso concreto".

A moção, intitulada "Gerir um orçamento familiar sem derrapagens", pretende que o serviço a criar "promova e proteja os interesses dos consumidores", bem como "sensibilize para os riscos do crédito e para a importância da prevenção do sobreendividamento", ajudando as pessoas a distinguir as necessidades reais.

Na fundamentação da sua proposta, o eleito do PPM notou que o desenvolvimento da sociedade de consumo, o poder da publicidade e o uso indiscriminado do crédito estão na origem de problemas de endividamento que nem sempre são fáceis de contornar. Manuel Beninger, apontou como exemplo o facto do número de pessoas que recorreu ao Gabinete de Apoio ao Sobreendividamento da Deco ter subido 63 por cento nos primeiros oito meses do ano.