Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Assembleia Municipal - Plenário: Música no Centro da Cidade em Época de Natal

RECOMENDAÇÃO

”Música no Centro da Cidade em Época de Natal”


O comércio na cidade de Braga é a sua principal característica. Braga não é uma cidade industrial (como é Guimarães, por exemplo), nem uma cidade que vive de qualquer outro propósito comercial. Braga é uma cidade de pequeno comércio e de serviços – é isso que a caracteriza.

Esquecendo esta característica, passamos também a esquecer as pessoas que trabalham e contribuem para o enriquecimento da nossa cidade, assim como de todos os bracarenses que gostam de fazer cá as suas compras, e também de quem vem de fora para as realizar, impulsionado pela qualidade de atendimento do nosso comércio tradicional.

Todos nós sabemos que existem muitos comerciantes do centro da cidade de Braga que nesta época de Natal conseguem salvar o negócio de um ano. São pequenos comerciantes que mantêm vivo o nosso centro histórico, através das suas lojas e da graciosidade do seu acolhimento.

Os grandes centros comerciais são os principais concorrentes do pequeno comércio. Oferecem todo um conjunto de lojas num só espaço devidamente climatizado e com parque de estacionamento gratuito, em que, qualquer pessoa poderá passar lá todo o dia. Como se não bastasse, o tempo também não tem ajudado a trazer compradores ao centro da cidade.

Para impulsionar as vendas dos nossos pequenos comerciantes, a Câmara Municipal de Braga instalou um conjunto de colunas de som pelas principais ruas comerciais. O problema que o Partido Popular Monárquico quer reparar não são as colunas de som, mas tão-somente o que delas sai, a saber, música e publicidade impróprias para a época natalícia.

Deveríamos contar com estes meios auditivos para envolver verdadeiramente os comerciantes e os compradores num ambiente saudável, propício ao clima natalício e, porque não, propício também a mais e melhores vendas para os comerciantes.

Quem passear pelo centro nestes dias, há-de reparar que o som emitido nas ruas não é de todo o mais apropriado para a época, nem ajuda a quaisquer vendas por parte dos comerciantes. Deveríamos proporcionar um ambiente calmo, com músicas alusivas à época, e não músicas rock, entremeadas por publicidade que, ao inverso do que se pretende, entendemos que apenas serve para afastar os compradores.

A política de governo de uma cidade não se esgota na construção de novos estádio de futebol nem tão pouco na construção de túneis rodoviários que rasgam por todo o lado o sub-solo da cidade, ambos com custos económicos elevados.

Parece-nos que a quantia que a Câmara Municipal de Braga poderá despender para custear o som das festas de Natal é manifestamente baixo em relação ao benefício para a própria cidade.

Neste sentido, a bem da defesa do comércio tradicional de Braga, o P.P.M. propõe a esta Assembleia Municipal para que se aprove a seguinte recomendação:

1. Modificar as músicas emitidas pelas colunas de som existentes e substituí-las por músicas apropriadas para o Natal;

2. Erradicar todos os anúncios publicitários emitidos por essas colunas de som sendo os custos de instalação e manutenção do aludido conjunto sonoro a serem suportados pela Câmara Municipal de Braga.

Manuel Beninger

Grupo Municipal do P.P.M. na Assembleia Municipal de Braga


[Aprovada a Recomendação]