VOTO DE PESAR / RECOMENDAÇÃO
"PELA MORTE DE JOSÉ SARAMAGO"
Como é do conhecimento desta Assembleia Municipal, faleceu no passado dia 18 de Junho o Escritor José Saramago.
José Saramago foi uma personalidade controversa. Comunista convicto, defendendo regimes ditatoriais como o de Cuba. Foi director do Diário de Notícias no ano de 1975 sendo responsável pelo saneamento de uma série de jornalistas. Foi crítico feroz das religiões, da igreja católica e da Bíblia que considerava um manual de maus costumes. Foi também um defensor do Iberismo.
Era uma personalidade que não se revia nas ideias políticas, intelectuais e morais do PPM.
No entanto, realizou uma obra literária caracterizada por dois pólos opostos: os que o idolatravam e os que o odiavam. Ninguém ficava indiferente aos seus romances. Foi premiado em inúmeros concursos literários tendo sido o primeiro e único autor de língua oficial portuguesa a ser galardoado com o prémio Nobel da Literatura. O autor Saramago é um dos autores mais publicados e lidos no mundo e merece por isso, ser relembrado por esta Assembleia Municipal.
Sabendo também que agraciou e apoiou muito a Feira do Livro de Braga, o P.P.M. propõem à Assembleia Municipal de Braga para que se aprove a seguinte recomendação:
1 - Um voto de pesar ao homem que muito contribui para a propagação e difusão da língua portuguesa no Mundo.
2 - Que a Feira do Livro de Braga passe a ser denominada de Feira do Livro José Saramago.
Grupo Municipal do P.P.M. na Assembleia Municipal de Braga
[A
provado o primeiro ponto da Recomendação por unanimidade, o segundo baixou à Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Juventude para ser analisado
]